O ciclo menstrual pode ser regular ou irregular. O conceito de ser regular não quer dizer que a menstruação tem que ocorrer sempre no mesmo dia do mês. O intervalo entre as menstruações pode variar entre 26 e 34 dias e esse intervalo é considerado normal. Um ciclo menstrual regular é aquele no qual a maior parte dos meses a mulher menstrua com o mesmo intervalo entre uma menstruação e a seguinte. Algumas mulheres terão ciclos menstruais regulares com intervalo de 28 dias, outras terão ciclos regulares com intervalo de 30 dias e assim por diante.
Para entender melhor o período fértil e a data da ovulação e como calculá-los, é importante conhecer o ciclo menstrual e os sintomas do período fértil.
Mensalmente, o corpo feminino passa por um processo de preparação para e fecundação do óvulo e consequente gestação. Esse processo, chamado ciclo menstrual, é regulado por hormônios, que agem no corpo para criar as condições necessárias à concepção. Quando a gravidez não ocorre, a mulher menstrua e reinicia outro mês de preparação para nova gestação.
De maneira resumida, 3 locais do corpo humano regulam todo esse processo do ciclo menstrual:
O ciclo menstrual tem quatro fases: 1. A menstruação; 2. A folicular; 3. A ovulatória; 4. A lútea.
Caso a gravidez ocorra, o óvulo fecundado migra para o útero e se fixa na parede interna. Caso a gravidez não ocorra, todo esse material é eliminado na menstruação, e assim se reinicia o ciclo.
Em ciclos menstruais regulares, a regra geral é a seguinte: devemos estimar qual será a próxima menstruação, pensando em qual é o intervalo menstrual habitual. Devemos então subtrair 14 dias dessa data em que ocorrerá a menstruação, e esse será o dia da provável ovulação. Subtraímos sempre 14, pois habitualmente a fase lútea tem duração fixa de 14 dias e o que varia é a fase folicular. Por exemplo, se uma mulher tem um intervalo habitual de 29 dias e menstruou no dia 01 de setembro. Provavelmente a próxima menstruação será no dia 30 de setembro. Tirando 14 dias do dia 30 de setembro, chegamos ao dia 16 de setembro e essa é a provável data da ovulação.
Quando o ciclo menstrual é regular e dura cerca de 28 dias, o período fértil ocorre no 14o dia.
Sabendo a provável data da ovulação, o casal deverá ter relações sexuais ao menos a cada dois dias, iniciando 4 dias antes da provável ovulação, mantendo até aproximadamente 4 dias depois da provável ovulação. Dessa maneira, se houver alguma variação na data da ovulação daquele mês, ainda assim haverá chances de engravidar naturalmente.
Quando o ciclo menstrual é irregular, é praticamente impossível saber o momento da ovulação. Por essa razão, esse método não deve ser utilizado nem por casais que estejam buscando a gravidez nem por casais que queiram evitá-la.
Nesses casos, ou mesmo naquelas mulheres que têm ciclos menstruais regulares e querem ter mais “certeza” do momento da ovulação, há outras formas de identificar o período fértil.
A primeira forma é ficar atento aos sinais do corpo. Normalmente, no período fértil, a mulher sente dores leves na região da pelve, há um aumento da secreção vaginal e a libido fica mais intensa. A presença de conteúdo vaginal transparente com aspecto de “clara de ovo” inicia-se alguns dias antes do momento da ovulação.
Uma outra maneira e mais certeira é o teste urinário de ovulação que pode ser feito em casa. Ele é vendido em farmácias e é simples de ser aplicado. A mulher deve iniciar os testes aproximadamente de 8 a 10 dias depois da menstruação. Quando o teste positivar, o próximo dia é o dia mais provável da ovulação.
Alguns aplicativos são bem interessantes e ajudam as mulheres a registrar seus ciclos menstruais, fazendo automaticamente o cálculo do período fértil.