Dr João Dias | WhatsApp
Agende sua consulta

Espermograma

O espermograma ou análise do sêmen é o exame mais importante para avaliar a capacidade reprodutiva do homem. O exame avalia condições do sêmen, desde seu aspecto até a quantidade e a qualidade dos espermatozoides do ponto de vista da motilidade e da morfologia.

O espermograma é um exame fundamental para a medicina reprodutiva e deve ser solicitado na investigação inicial de casais inférteis. Os resultados devem ser avaliados de acordo com os parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir desses resultados, podemos estudar as possibilidades de tratamento ou a melhor técnica de reprodução assistida para aquele caso.

Também indicamos a realização do exame pós-vasectomia para verificar se o procedimento foi bem-sucedido.

Preparação

Geralmente, é aconselhável a obtenção de duas análises de sêmen antes que se ofereça uma opinião sobre a condição do paciente. Um período de abstinência de dois ou três dias deve ser respeitado, e o tempo de entrega do material ao laboratório não deve exceder 1 hora para que não se prejudique a análise da motilidade e da progressão anterógrada dos espermatozoides. Alterações no período de abstinência podem invalidar comparações entre as análises.

Preferencialmente, o ejaculado deve ser obtido na clínica por meio de masturbação e coletado em um recipiente de vidro ou de plástico especial com uma abertura ampla, que não aglutine os espermatozoides ou diminua sua motilidade e vitalidade. Vários lubrificantes e mesmo a presença de saliva podem prejudicar os parâmetros do sêmen e invalidar sua análise, portanto não podem ser utilizados durante a coleta.

As análises do sêmen seguem uma ordem. A primeira avalia seus aspectos físicos, que são macroscópicos: viscosidade; liquefação; volume; coloração; e pH, que indica a acidez do material. A segunda avalia aspectos microscópicos dos espermatozoides: concentração; motilidade total e progressiva; vitalidade; e morfologia. A última análise é da quantidade de leucócitos e de compostos no esperma.

Recomendamos a realização de duas coletas num prazo curto de tempo, entre 10 e 15 dias, o que permite a comparação de resultados e uma maior confiabilidade.

Resultados e interpretação

Os parâmetros de análise do espermograma que utilizamos para a interpretação dos resultados são os valores preconizados pela OMS. Os resultados do exame registram as características micro e macroscópicas do sêmen.

Aspectos macroscópicos do sêmen

  1. Cor e aspecto: considerada normal quando branco e opalescente;
  2. Tempo de liquefação: tempo decorrido até que a amostra se torne completamente líquida, que deve ser menor que 60 minutos;
  3. Volume total ejaculado: normal quando superior a 1,5 ml;
  4. Viscosidade: pode ser descrita como normal ou anormal e alterações nessas características apontam para disfunções das glândulas acessórias;
  5. pH: considerado normal quando maior ou igual a 7,2.

Aspectos microscópicos do sêmen

  1. Concentração de espermatozoides: normal quando igual ou superior a 15 milhões por ml;
  2. Número total de espermatozoides: normal quando igual ou superior a 39 milhões;
  3. Motilidade dos espermatozoides: de acordo com a motilidade, os espermatozoides podem ser divididos em: móveis e progressivos (PR), móveis e não progressivos (NP) e imóveis. Considera-se normal quando o PR é igual ou superior a 32%;
  4. Morfologia dos espermatozoides: Analisa-se a morfologia de Kruger. Os espermatozoides com a cabeça de formato oval e com a parte intermediária e cauda perfeitas são os que têm maior chance de fertilização. Pelo critério de Kruger, deve ser igual ou maior a 4%.
Compartilhar:
Última postagem do blog

Quero engravidar, mas não quero FIV. O que fazer?

Será que um casal com infertilidade tem como única opção de tratamento a fertilização in vitro (FIV)? O que fazer quando o melhor tratamento, do ponto de vista técnico, é a FIV, mas o casal não quer escolher esse caminho? […]

Leia mais
Agende sua
consulta

Verifique o horário disponível que melhor encaixa na sua agenda.