O espermograma ou análise do sêmen é o exame mais importante para avaliar a capacidade reprodutiva do homem. O exame avalia condições do sêmen, desde seu aspecto até a quantidade e a qualidade dos espermatozoides do ponto de vista da motilidade e da morfologia.
O espermograma é um exame fundamental para a medicina reprodutiva e deve ser solicitado na investigação inicial de casais inférteis. Os resultados devem ser avaliados de acordo com os parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir desses resultados, podemos estudar as possibilidades de tratamento ou a melhor técnica de reprodução assistida para aquele caso.
Também indicamos a realização do exame pós-vasectomia para verificar se o procedimento foi bem-sucedido.
Geralmente, é aconselhável a obtenção de duas análises de sêmen antes que se ofereça uma opinião sobre a condição do paciente. Um período de abstinência de dois ou três dias deve ser respeitado, e o tempo de entrega do material ao laboratório não deve exceder 1 hora para que não se prejudique a análise da motilidade e da progressão anterógrada dos espermatozoides. Alterações no período de abstinência podem invalidar comparações entre as análises.
Preferencialmente, o ejaculado deve ser obtido na clínica por meio de masturbação e coletado em um recipiente de vidro ou de plástico especial com uma abertura ampla, que não aglutine os espermatozoides ou diminua sua motilidade e vitalidade. Vários lubrificantes e mesmo a presença de saliva podem prejudicar os parâmetros do sêmen e invalidar sua análise, portanto não podem ser utilizados durante a coleta.
As análises do sêmen seguem uma ordem. A primeira avalia seus aspectos físicos, que são macroscópicos: viscosidade; liquefação; volume; coloração; e pH, que indica a acidez do material. A segunda avalia aspectos microscópicos dos espermatozoides: concentração; motilidade total e progressiva; vitalidade; e morfologia. A última análise é da quantidade de leucócitos e de compostos no esperma.
Recomendamos a realização de duas coletas num prazo curto de tempo, entre 10 e 15 dias, o que permite a comparação de resultados e uma maior confiabilidade.
Os parâmetros de análise do espermograma que utilizamos para a interpretação dos resultados são os valores preconizados pela OMS. Os resultados do exame registram as características micro e macroscópicas do sêmen.