O Next Generation Sequencing (NGS) ou Sequenciamento de Nova Geração é uma tecnologia de sequenciamento de DNA que revolucionou a pesquisa genômica, pois consegue fazer o mapeamento genético em uma velocidade muito superior à do sequenciamento de Sanger, primeiro método de sequenciamento do genoma humano, e oferece muitas outras possibilidades. O NGS auxilia a análise genética que pode ser feita durante um ciclo de fertilização in vitro (FIV).
O desenvolvimento dessas tecnologias foi possível após a finalização do projeto genoma, que aconteceu em 2003. Assim, o NGS começou a ser oferecido no mercado em meados da primeira década dos anos 2000 e revolucionou a pesquisa genômica pela quantidade de aplicações que oferece, superando o método de Sanger também nesse aspecto. Fazer o sequenciamento do DNA se tornou muito mais barato, rápido e abriu inúmeras possibilidades ao ser humano.
Algumas de suas aplicações são:
A tecnologia NGS também oferece a possibilidade de investigarmos como muitos aspectos genéticos interferem na saúde e nos processos de doença.
Como existem inúmeras possibilidade de aplicação, atualmente, muitas plataformas oferecem diferentes tipos de serviços. As pioneiras em NGS são:
Atualmente, é o método de escolha para avaliação embrionária para PGS e os resultados podem ser liberados em até 24 horas.