Dr João Dias | WhatsApp
Agende sua consulta

Como eu sei se sou infértil? Conheça o novo conceito de infertilidade

Será que eu tenho infertilidade? O que é infertilidade? Essas são perguntas muito frequentes. É muito comum recebermos casais se questionando: Será que eu não estou exagerando? Será que estou procurando a reprodução assistida antes da hora?

Afinal de contas, o que é infertilidade?

Infertilidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que um em cada seis casais tenha infertilidade. Então, para a OMS, a infertilidade está relacionada ao casal, que, depois de tentar engravidar com relações sexuais frequentes durante 12 meses, não obteve sucesso. A infertilidade, portanto, é a ausência da gestação após 12 meses de tentativas.

Esse é o conceito utilizado pela OMS, mas tem um detalhe importante a mais. As mulheres (os casais) que estão tentando, que têm vida sexual ativa e menos de 35 anos e não têm nenhuma queixa, nenhuma doença conhecida que poderia causar infertilidade, podem aguardar 12 meses para começarem a pesquisa do motivo de não estarem conseguindo engravidar.

Quando o casal está tentando engravidar e a mulher tem mais de 35 anos ou já conhece previamente algum fator que determinaria uma subfertilidade, a pesquisa pode começar depois de seis meses de tentativas.

Portanto, a pesquisa da infertilidade deve começar depois de 12 meses de tentativas quando a mulher tem menos de 35 anos de idade. Se ela tiver mais de 35 anos de idade ou se tiver alguma doença conhecida que cause subfertilidade, a partir de seis meses a pesquisa já pode ser feita.

Novo conceito de infertilidade

Em outubro de 2023, a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva criou um conceito que, provavelmente, vai se estender e vai ser utilizado pela OMS. Trata-se de um conceito mais amplo e mais inclusivo da infertilidade.

Segundo esse conceito, a infertilidade é uma doença, é uma condição, é uma situação caracterizada pela incapacidade de conseguir obter a gestação bem-sucedida (parto) com base no histórico da paciente, no exame físico da paciente, no histórico dos exames do paciente, no histórico reprodutivo ou sexual daquele paciente na idade do paciente. Dessa forma, o conceito se ampliou.

O conceito não se refere a um casal que está tentando por 12 meses ou seis meses. Existem condições no histórico sexual que vão determinar a infertilidade e um exemplo são os casais homoafetivos.

A segunda parte do conceito da infertilidade refere-se àquela pessoa que precisa de tratamentos ou gametas doados para obter a gestação. Em qualquer uma dessas situações, a idade da mulher é determinante para que se iniciem as pesquisas e os tratamentos.

Quer saber sobre fertilização in vitro (FIV), principal tratamento da reprodução assistida para infertilidade? Toque aqui!

Compartilhar:
Reprodução assistida a distância: como é feito o processo?
Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *