Dr João Dias | WhatsApp
Agende sua consulta

Ultrassonografia Transvaginal

A ultrassonografia transvaginal (UTV) é um exame diagnóstico que realizamos para examinar os órgãos internos da pelve, como útero, ovários, tubas uterinas e bexiga, por isso é fundamental para o diagnóstico da infertilidade feminina. É um exame muito solicitado devido a sua baixa complexidade e alta relevância.

Em técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), a inseminação intrauterina (IIU) e a relação sexual programada, a UTV permite, ao longo da estimulação ovariana, o acompanhamento do desenvolvimento endometrial, assim como do crescimento folicular até seu amadurecimento, quando é administrado o hCG ou o agonista do GnRH, hormônio que deflagra a ovulação (promove a rotura do folículo, que contém o óvulo).

A ultrassonografia também é um exame importante para que o médico e o casal possam acompanhar a gestação.

Ultrassonografia transvaginal

A ultrassonografia transvaginal é um exame por imagem (não emite radiação) que utiliza a emissão de ondas sonoras para mapear e examinar a região pélvica feminina. A vantagem desse exame em relação ao método suprapúbico é a precisão das imagens. Por se tratar de uma investigação interna, podemos obter informações com mais precisão.

Nesse exame, a mulher fica em posição ginecológica e o médico introduz o transdutor no canal vaginal, que fará a emissão de ondas para formar as imagens no monitor. O exame é indolor e não oferece nenhum tipo de risco.

O resultado geralmente é fornecido ao término do exame, já que, em alguns casos, o médico precisa verificar as condições da mulher imediatamente, como para avaliar o progresso da estimulação ovariana.

Indicações da ultrassonografia transvaginal

Solicitamos a ultrassonografia transvaginal em muitos casos, mas principalmente para acompanhar a reação da mulher à estimulação ovariana e para diagnosticar casos de infertilidade. Além disso, é importante realizar o exame:

  • Quando houver suspeita de cistos ovarianos, leiomiomas uterinos, pólipos uterinos, endometriose, entre outros problemas uterinos que podem causar a infertilidade. Vale atenção especial aqui ao ultrassom transvaginal especializado para diagnóstico de endometriose, técnica que quando bem indicada e realizada por profissionais diferenciados permite índices de acerto no diagnóstico de endometriose ovariana e profunda superiores a 98%;
  • Quando a mulher estiver se queixando de sangramento uterino anormal ou de distúrbios menstruais;
  • Em casos de gestação ectópica;
  • Se a mulher estiver queixando-se de dor pélvica crônica;
  • Para fazer o acompanhamento do pré-natal.

Preparação e pós-exame

Não há a necessidade de uma preparação anterior ao exame e também não há contraindicações. A mulher pode realizar o exame mesmo se estiver em período menstrual.

Em casos de exames para pesquisa de endometriose, é necessário que a mulher realize um preparo intestinal prévio ao exame.

Depois do exame, a mulher retoma as atividades diárias normalmente, sem a necessidade de repouso ou de qualquer procedimento.

Ultrassonografia suprapúbica

A ultrassonografia suprapúbica é realizada externamente. O transdutor desliza sobre um gel aplicado na região do baixo abdômen emitindo ondas que formam imagens no monitor para avaliação médica.

Também chamado de ultrassonografia pélvica por via abdominal, o exame tem finalidade e indicações similares à transvaginal, mas requer preparo da paciente.

Muitas vezes a via suprapúbica é utilizada para complementar a avaliação por via vaginal e, em casos de endometriose, nos auxilia a encontrar focos da doença em partes mais altas do abdômen, como o apêndice.

Preparação e pós-exame

A ultrassonografia suprapúbica requer que a bexiga esteja cheia, pois isso faz com que as alças intestinais se desloquem e a região a ser examinada fique mais visível.

Esclarecemos todos os passos que devem ser cumpridos para a realização do exame.

Da mesma forma que na ultrassonografia transvaginal, a mulher consegue retomar suas atividades diárias assim que finaliza o exame.

Compartilhar:
Última postagem do blog

Reprodução assistida a distância: como é feito o processo?

Atualmente, mais da metade das pacientes que atendemos na clínica são de outras cidades, estados e até países. Como conseguimos fazer um tratamento eficaz para pessoas que estão longe? Vamos explicar como conduzimos o atendimento dessas pacientes chamadas “externas” ou […]

Leia mais
Agende sua
consulta

Verifique o horário disponível que melhor encaixa na sua agenda.