Informativo para pacientes sobre COVID-19, saúde da mulher e pessoas que desejam engravidar ou preservar sua fertilidade: como será seu atendimento e seu dia a dia na ORIGINARE
É muito importante salientar que nos norteamos nas recomendações da OMS, ANVISA, da SBRA e diferentes sociedades internacionais, entre elas ASRM e ESHRE.
Descreveremos a seguir nossas medidas para fazer com que seu tratamento seja SEGURO.
1 – Quanto às reuniões, eventos informativos e visitas de profissionais não essenciais ao funcionamento da clínica:
- REUNIÕES devem ser realizadas por via não presencial;
- TODAS as VISITAS não essenciais de empresas externas ou colaboradores acadêmicos devem ser evitadas e substituídas por telecomunicações/ plataformas on-line;
- TODAS AS VISITAS DE FORNECEDORES serão agendadas em local e horários diferenciados, para que não entrem em contato com os pacientes, assim como tenham contato com o menor número possível de colaboradores;
- Eventos informativos do paciente serão realizados via seminários on-line;
- O SITE da clínica será atualizado periodicamente com informações disponíveis sobre o tema COVID-19 e infertilidade.
2 – Quanto às consultas médicas:
- As CONSULTAS ambulatoriais serão oferecidas no modelo de telemedicina sempre que possível:
- Nenhum tratamento será finalizado sem que tenha se realizado uma visita/ consulta presencial.
- Nas CONSULTAS presenciais (incluindo ultrassonografias):
- Distribuição dos agendamentos das consultas e ultrassons, respeitando um intervalo maior de tempo entre os atendimentos (a cada 30 minutos);
- Respeito ABSOLUTO aos horários de agendamento para reduzir a exposição da paciente na sala de espera;
- Solicitação para que as PACIENTES compareçam sozinhas à clínica, sempre que possível;
- Como o edifício em que a clínica está localizada dispõe de área ao ar livre, as pacientes serão orientadas a esperar nesse local o seu atendimento e serão chamadas por mensagem de texto. Em caso de dias chuvosos, irão subir e aguardar na recepção.
3 – Quanto aos colaboradores:
- Os colaboradores serão na medida do possível divididos em equipes, alternando-se em diferentes dias de tratamento;
- Criação de turnos de atendimentos para reduzir o risco de toda a equipe de colaboradores ser afetada simultaneamente no caso da presença de algum caso suspeito ou positivo;
- TODO COLABORADOR, assim que entrar nas dependências da clínica, terá sua temperatura aferida e passará a usar máscaras cirúrgicas durante todo o período de trabalho e será reorientado quanto à necessidade de lavar as mãos com frequência e/ou utilização de álcool em gel a 70%;
- TODO COLABORADOR foi treinado nos processos e protocolos para lidar com casos de COVID-19 utilizando EPIs adequados;
- TODO COLABORADOR que apresentar sintomas respiratórios, se acompanhados de febre, DEVERÁ se abster do trabalho e procurar assistência médica, só devendo retornar ao trabalho após:
- Confirmação laboratorial negativa para COVID-19;
- Ter ultrapassado o prazo de transmissibilidade, conforme orientação médica.
- Orientações quanto ao deslocamento dos COLABORADORES para a clínica:
- Máscara durante todo o trajeto e uso de álcool em gel com frequência;
- Transporte próprio quando possível.
4 – Quanto às dependências da clínica:
- Serão impressos e posicionados informativos e alertas visuais, como cartazes, placas e pôsteres, na entrada da clínica para fornecer aos pacientes e acompanhantes as instruções sobre:
- Sintomas sugestivos de COVID-19;
- Forma correta para a higiene das mãos;
- Higiene respiratória e etiqueta da tosse.
- Serão disponibilizadas lixeiras com acionamento por pedal para o descarte de lenços de papel;
- Serão disponibilizados dispensadores com preparações alcoólicas sob as formas gel ou solução a 70%;
- Ambientes serão, sempre que possível, mantidos ventilados;
- Serão feitas a limpeza e a desinfecção frequentemente de equipamentos e superfícies do consultório e de outros ambientes utilizados na assistência ao paciente, assim como na sala de espera;
- Serão disponibilizados equipamentos de proteção individual (EPI) para todos os colaboradores, que serão treinados para o seu uso correto.
5 – Quanto aos pacientes:
- PACIENTES receberão um informativo escrito resumindo as evidências científicas de gravidez e COVID-19, incluindo perguntas frequentes de questões alinhadas com a orientação internacional – esse informativo estará sob revisão sistemática e disponível on-line e dentro da clínica;
- Os PACIENTES são rastreados por telefone antes do atendimento presencial. Nesse contato, será instruído a não comparecer à clínica e adiar o tratamento se:
- Houver presença de FEBRE ou sintomas agudos, como tosse ou falta de ar ou perda do olfato ou dores no corpo;
- Houver contato próximo com um caso confirmado de COVID-19 nos 14 dias anteriores.
- Ao entrar na clínica (pelo 8º andar – nenhum paciente será admitido diretamente pelo 7º andar), todos os pacientes receberão máscaras cirúrgicas descartáveis e serão orientados em como retirá-las ao sair da clínica. Além disso, será oferecido álcool em gel a 70% para higienização das mãos;
- Ao entrarem na clínica, os pacientes serão novamente entrevistados quanto à presença de sintomas respiratórios ou de risco comportamento;
- Ao entrarem na clínica, os pacientes terão sua temperatura medida por termômetro digital, sem contato com o paciente;
- Caso o PACIENTE não apresente suspeita de COVID-19, será imediatamente dirigido para atendimento no setor específico (consultas, ultrassons ou procedimentos);
- Caso um PACIENTE com suspeita de COVID-19 seja identificado na clínica:
- A equipe médica/ enfermagem isolará o paciente em um local designado;
- A equipe médica/ enfermagem deverá usar EPIs adequados;
- O paciente estará usando uma máscara facial;
- As decisões são tomadas com base no estágio de assistência médica da terapia de reprodução e serão informadas aos pacientes;
- O paciente será orientado a:
- Colher PCR e sorologias para COVID-19;
- Procurar um infectologista de sua preferência.
- Caso um paciente seja identificado como risco de COVID-19 pela triagem telefônica, além da orientação de não comparecer à clínica, será informado por telefone quanto à conduta a ser tomada em seu tratamento.

6 – Quanto aos protocolos clínicos que nortearão nossos tratamentos. Quem pode fazer o tratamento nesse momento?
A decisão de iniciar ou não o tratamento será individualizada e amplamente discutida entre os pacientes e seu médico.
7 – Quanto ao laboratório de andrologia e de embriologia e criopreservação:
- TRATAMENTOS COM GAMETAS HOMÓLOGOS:
- Não há restrições regulatórias específicas, exceto para pacientes com sintomas em andamento sugestivos de COVID-19, CONFORME DESCRITO ANTERIORMENTE.
- TRATAMENTOS COM DOAÇAO DE ÓVULOS OU ESPERMATOZOIDES:
- Candidatos à doação que sejam procedentes ou tenham retornado de qualquer país deverão ser considerados inaptos por 30 (trinta) dias após o retorno;
- Candidatos à doação que foram infectados pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 90 (noventa) dias após a completa recuperação;
- Candidatos à doação que tiveram contato, nos últimos 30 (trinta) dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato próximo com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 (trinta) dias após o último contato com essas pessoas.
- Manejo de óvulos, espermatozoides e embriões dentro do LABORATÓRIO DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA
- Manipulação de gametas (óvulos e espermatozoides)
- Utilização de EPIs (maior nível de proteção no interior do laboratório), como avental cirúrgico de manga longa impermeável descartável sobreposto à roupa privativa, óculos de proteção quando houver risco de contaminação dos olhos por gotas, touca, máscara cirúrgica descartável, luvas;
- Higienização frequente das mãos antes e depois de uso de EPIs e com maior frequência também nos intervalos entre os procedimentos;
- Criamos e validamos vários cuidados extras com os procedimentos como coleta de óvulos, fertilização, congelamento e todos os procedimentos realizados em laboratório.
8 – Quanto aos procedimentos realizados sob sedação:
- Todo anestesista que chegar à clínica deverá estar utilizando máscara facial, não sendo retirada durante toda a sua permanência nas dependências da clínica;
- Na entrada do centro cirúrgico, deverá realizar higienização das mãos com sabão antisséptico e/ ou álcool em gel 70%;
- Após punção venosa, as mãos novamente serão higienizadas com álcool em gel 70%;
- Todo o procedimento anestésico é realizado com máscara facial e óculos de proteção;
- Utilização de avental cirúrgico de manga longa impermeável descartável sobreposto à roupa privativa pelo médico assistente;
- Utilização de máscara N95 e óculos de proteção durante os procedimentos no centro cirúrgico pelo médico assistente;
- Após o término do procedimento anestésico, a mão novamente é descontaminada com álcool em gel 70%;
- Diferença de 60 minutos entre os procedimentos para limpeza e desinfecção da sala cirúrgica, aparelho de ultrassom, sala para coleta seminal (se for o caso) e do apartamento para recuperação pós-anestésica;
- Todos os equipamentos anestésicos que entram em contato com o paciente são descartáveis e, quando não o são, são submetidos à limpeza e desinfecção com álcool 70%.
Assim, vamos seguir juntos e fazer tudo o que estiver em nosso alcance para superar essa pandemia, superar as dores relacionadas à infertilidade e assim atingir nossos objetivos: vidas e sonhos…