Dr João Dias | WhatsApp
Agende sua consulta

Mito ou verdade sobre a indução da ovulação na relação sexual programada

Há alguns questionamentos muito clássicos das pacientes depois do tratamento de indução da ovulação para relação sexual programada (RSP), também conhecida como coito programado. Essas perguntas também são feitas depois de uma inseminação intrauterina, então é muito importante falar sobre elas.

Aqui será abordado um mito bastante comum, que geralmente se torna uma pergunta:

Tenho que ficar duas horas deitada com as pernas elevadas depois da estimulação ovariana?

A pergunta clássica geralmente é assim: doutor, você pediu para eu ter relação sexual na quinta-feira à noite. Depois da relação, tenho que ficar duas horas deitada, com as pernas elevadas, com um travesseiro embaixo do bumbum, para não ter risco de o tratamento dar errado?

Esse é um mito absurdo. É um grande mito. Não é necessário ficar deitada duas horas depois. Teve sua relação sexual? Curta o momento, fique da maneira que você costuma ficar, normalmente. Se você quiser ter uma nova relação sexual depois, tenha uma nova relação sexual depois. Se quiser ter relação sexual no outro dia, tenha relação sexual no outro dia.

A única contraindicação é fazer ducha vaginal: pegar algum tipo de dispositivo com soro ou com algum tipo de produto e introduzir na vagina para lavar. Obviamente, isso vai diminuir as chances de sucesso do tratamento, mas tomar banho não é contraindicado. Faça o que você bem entender. Não tem problema.

Teste de gravidez

Duas semanas depois da relação sexual programada (RSP) o teste de gravidez pode ser feito. Esse tempo é suficiente para o embrião se formar, percorrer todo o caminho até o útero e se implantar no endométrio, que é a camada interna do útero.

Também é tempo suficiente para ele começar a produzir suas proteínas, que é o hCG, substância que é o parâmetro do exame laboratorial para detectar a gravidez.

Se o teste de gravidez der positivo, a paciente mantém todos os remédios e duas semanas depois vai à clínica fazer um ultrassom para saber se o embrião está bem implantado e se desenvolvendo adequadamente.

Se o teste de gravidez der negativo, é momento de respirar fundo, parar a medicação e retomar o tratamento.

Esse é um dos mitos mais comuns relacionados à relação sexual programada e inseminação artificial. Espero que essa informação seja útil para você. Passe adiante que pode ajudar outras pessoas!

Compartilhar:
Transferência embrionária: conheça a última etapa da FIV
Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *