Agende sua consulta

Videolaparascopia

A videolaparoscopia é uma cirurgia minimamente invasiva desenvolvida para tratar doenças na região abdominal. Embora a técnica não seja tão recente, a tecnologia é bastante moderna, oferecendo altos índices de sucesso.

A videolaparoscopia é capaz de identificar e tratar diversas alterações ginecológicas que podem levar à infertilidade, como miomas, malformações uterinas, obstrução das tubas, endometriose, aderências pélvicas, entre outras.

Atualmente, a tecnologia permite a realização de técnicas com alto nível de precisão, baixíssimas taxas de complicações e com altos índices de satisfação da paciente no pós-operatório.

O procedimento

A videolaparoscopia, embora seja uma cirurgia minimamente invasiva, deve ser feita em hospital com a paciente sob o efeito de anestesia geral.

São feitos em torno de 3 ou 4 pequenos cortes no abdômen, geralmente um na região da cicatriz umbilical e o restante na região inferior, com aproximadamente 1 cm cada. Por essas incisões serão introduzidos a câmera e os instrumentos cirúrgicos.

É feita infusão de gás, com objetivo de separar as estruturas, permitindo a visualização de todos os órgãos intra-abdominais em um monitor.

Depois de acessarmos o interior do abdômen e visualizarmos toda a cavidade, começamos a tratar especificamente a doença diagnosticada, com o auxilio de pinças específicas.

Benefícios da videolaparoscopia

  • Menor dor no pós-operatório;
  • Menor tempo de internação;
  • Melhor visualização dos órgãos pélvicos;
  • Retorno precoce às atividades habituais;
  • Cicatrizes menos evidentes;
  • Menor trauma na parede abdominal;
  • Redução da perda sanguínea;
  • Menor risco de infecções;
  • Altos índices de sucesso.

A videolaparoscopia e a infertilidade

A videolaparoscopia se tornou um procedimento importante para a medicina reprodutiva, pois é capaz de tratar a maioria das patologias cirúrgicas que levam à infertilidade. É uma técnica muito segura e com diversos benefícios, mas que deve ser realizada por um ginecologista com treinamento e experiência em cirurgia laparoscópica.

 

Compartilhar:
Última postagem do blog

Quando devo procurar um especialista em reprodução assistida?

Ficar grávida nem sempre é fácil. Um casal pode demorar meses para conseguir. Caso não tenha sucesso em até um ano de tentativas, é importante procurar um médico especialista em reprodução assistida para investigação e tratamento adequados. A infertilidade é […]

Leia mais
Agende sua
consulta

Verifique o horário disponível que melhor encaixa na sua agenda.