Dr João Dias | WhatsApp
Agende sua consulta

Endometrite: como tratar a inflamação do endométrio?

A endometrite é um processo inflamatório agudo ou crônico que acomete o endométrio, camada que reveste internamente o útero. Geralmente é causado por uma infecção, mas tem outras etiologias.

Neste texto, você encontrará informações sobre as causas e o tratamento da endometrite. Confira!

Endometrite aguda e crônica

A condição aguda e a crônica da endometrite é caracterizada, na maioria das vezes, pela presença de bactérias. A aguda é de curta duração e responde bem ao tratamento, sendo uma causa incomum de infertilidade.

A endometrite crônica pode prejudicar a fertilidade e reduzir as chances de gravidez, principalmente quando constitui o resultado de um processo inflamatório de longa duração no endométrio. Nesses casos, a implantação do embrião no endométrio é prejudicada.

Na ausência de uma amostra de tecido, outros fatores podem ajudar a distinguir entre inflamação aguda e crônica do endométrio. Os sintomas, por si só, não são determinantes, uma vez que as manifestações clínicas de ambos os distúrbios são semelhantes.

Uma exceção é a febre. As pacientes com endometrite aguda frequentemente têm febre, enquanto as que enfrentam processo crônico não.

Quais são as causas?

A endometrite é uma doença infecciosa. As infecções que podem causá-la incluem:

  • Infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia, ureaplasma e micoplasma;
  • Infecções resultantes da proliferação de bactérias vaginais;
  • Tuberculose.

Vale salientar que o canal vaginal é repleto de bactérias que vivem em equilíbrio e protegem contra a proliferação de outras bactérias que podem ser prejudiciais.

Fatores de risco

Existem alguns fatores que aumentam as chances de a mulher desenvolver a doença:

  • Abortos, partos ou procedimentos ginecológicos;
  • Colocação de dispositivo intrauterino (DIU);
  • Dilatação e curetagem (raspagem uterina).

A endometrite pode ocorrer simultaneamente a outras condições na região pélvica, como uma inflamação do colo do útero, chamada cervicite, inflamação das tubas uterinas (salpingite), ovário (ooforite) e peritônio pélvico (peritonite pélvica).

Quais são os sintomas e sinais da doença?

Geralmente, a endometrite causa os seguintes sintomas:

  • Distensão abdominal;
  • Sangramento vaginal anormal;
  • Corrimento vaginal anormal;
  • Febre, que pode ser baixa ou alta;
  • Dor na pelve, área abdominal inferior ou área retal;
  • Evacuação com desconforto, podendo haver constipação.

No entanto, a endometrite crônica pode estar presente, mas a maioria das mulheres não apresenta nenhum sintoma ou manifestações que possam ser diagnosticadas erroneamente.

Como diagnosticar?

O diagnóstico de endometrite não é simples e exige cooperação entre o clínico e o patologista. A avaliação ginecológica pode passar pela análise dos sintomas apresentados e coleta de células uterinas importantes para ajudar a determinar a existência de agentes infecciosos.

Geralmente, é realizado o uso de meios complementares de diagnóstico, como a histeroscopia, associados a análises laboratoriais específicas, como exames de sangue, urina e corrimento vaginal e avaliação anatomopatológica da biópsia do endométrio.

A biópsia endometrial é uma ferramenta que desempenha um papel significativo na avaliação do casal infértil porque podem elucidar as várias causas de infertilidade.

Como tratar?

A endometrite tem cura. O tratamento para remover a infecção pode envolver o uso de antibióticos, como doxiciclina, ciprofloxacina, amoxicilina com clavulanato, azitromicina.

Esses remédios são usados ​​para combater as bactérias que causam a inflamação do endométrio. Dependendo do tipo de infecção, o parceiro também deve ser tratado.

Posteriormente, culturas cervicais ou uma biópsia endometrial podem ser realizadas para garantir que a infecção desapareceu completamente após o término do tratamento com antibióticos. Caso contrário, um antibiótico diferente pode ser necessário.

Endometrite e endometriose são a mesma doença?

Não. Essas patologias são diferentes. A endometrite é uma inflamação do endométrio. Já a endometriose não é causada por uma infecção. Nessa doença, o tecido do endométrio que descama durante a menstruação retorna e se instala em outros órgãos da pelve feminina, gerando um processo de inflamação crônico.

Ainda resta alguma dúvida sobre a endometrite? Comente abaixo e vamos esclarecê-las.

Compartilhar:
Reprodução assistida a distância: como é feito o processo?

Comentários:

  1. Boa tarde! Fiz o exame de histeroscopia e fui diagnosticada com endometrite, logo o médico me receitou o tratamento com antibióticos,sendo assim, comecei a tomar os medicamentos. No dia do exame quando cheguei em casa ocorreu um sangramento quando fui me secar quando urinei achei normal devido o procedimento. Hoje já faz 5 dias que estou tomando o remédio e voltou com um sagramento como se tivesse uma infecção de urina, quando vou me secar quando urino sangra novamente isso é normal?

    Kamila Caires Melo em 16/09/2020 às 12:24
  2. Kamila!

    Indico que você retorne a consulta com seu médico e informe o ocorrido.

    Dr. João Dias em 11/11/2020 às 15:29
  3. Bom dia amado!

    Estou com este problema já há dois meses, sinto-me mal. Um desconforto intenso.

    Tive um aborto espontâneo, por causa de tanta dor! Voltei ao hospital e sugeriram fazer corretagem e desde aquele monte comecei a ter menstruação irregular!

    Fiz encografia onde disseram que estou com indometrite.

    Por favor preciso da vossa ajuda, eu imploro 🙏🙏🙏🙏.

    Cândida dos Santos em 09/11/2020 às 05:39
  4. Cândida, tudo bem?

    Entendo, para que eu possa te ajudar você precisa agendar uma consulta, assim podemos encontrar o melhor tratamento e melhorar sua qualidade de vida.

    Dr. João Dias em 10/11/2020 às 15:04
  5. Endometrite tuberculosa pode causar ascite
    E aumentar o ca125
    Quais os quadros clínicos da endometrite
    Tuberculosa e como diagnosticar

    Josias em 12/11/2020 às 16:52
  6. Josias, tudo bem?

    A endometrite tuberculosa pode estar associada a uma peritonite que é uma inflamação da camada que reveste o abdômen por dentro, e isso pode causar ascite assim como aumentar o ca125. O quadro clínico é muito amplo e normalmente associado a dor, inchaço e cólica. O diagnóstico é feito por meio biópsia e muitas vezes são necessários testes de tuberculose, que são testes específicos feitos em laboratório.

    Abraços

    Dr. João Dias em 15/02/2021 às 10:45
  7. Fiz 3 fertilização in vitro sem sucesso, fui diagnosticada com com endometrite fiz 14 dias de ciplofloxacino 500mg + 2 comprimidos de Azitromicina. Fiz outra videohisteroscopia e ainda persiste a endometrite. Iniciei 14 dias de levofloxacino 750mg

    Carla Silva de Souza em 13/11/2020 às 15:19
  8. Carla,

    Temos que tomar muito cuidado com o critério diagnóstico da endometrite, infelizmente esse critério não é tão bem estabelecido, sendo assim cada especialista utiliza tipos diferentes de critérios. Para que eu possa ajuda-la, o ideal seria voc6e agendar uma consulta para que eu possa avaliar todos os seus exames e indicar o melhor tratamento.

    Whatsapp Originare: 11 3709-0901

    Abraços, espero te ver em breve.

    Dr. João Dias em 27/01/2021 às 12:19
  9. Fiz a FIV duas vezes, na primeira vez tive uma ectópica, mas como eram 2 embriões 1 deles havia continuado no útero e após o sangramento tive aborto…
    A segunda FIV estava tudo bem, até na segunda semana começar o sangramento novamente e aborto em seguida…há alguns anos tive uma infecção no colo do útero, será que isso tem alguma infecção de endometrite?

    Sheyla em 08/12/2020 às 00:07
  10. Olá, Sheyla!

    Sinto muito pelas FIVs. Não consigo passar qualquer tipo de diagnóstico sem um exame clínico e todos os exames necessários. Sugiro que agende uma consulta para conversarmos e assim tornar seu sonho realidade.

    (11) 4750-1101

    Abraços, espero vê-la em breve!

    Dr. João Dias em 18/02/2021 às 10:13
  11. Dr. essa já e a terceira video histeroscopia e ainda continuo com a endometrite, sendo que já tomei 30 dias de antibiotico e não melhora.

    keila elaine vieira da silva vaz em 16/12/2020 às 16:16
  12. Olá, Keila!

    O mais importante neste momento é avaliar qual critério está sendo utilizado para o diagnóstico da sua endometrite, muitas vezes os critérios utilizados não são tão precisos, para que eu possa te ajudar seria muito importante entender as imagens histeroscópicas, entender o padrão do seu endométrio e se foi realizado algum tipo de biópsia, para ver se é necessário realizar novos tratamentos.

    Se possível agende uma consulta para avaliarmos de maneira mais cuidadosa.

    WhatsApp: 11 3709-0901

    Abraços, Dr. João Dias.

    Dr. João Dias em 27/01/2021 às 12:13
  13. uma explicação bem explicada de passo-a-passo se referindo que teve fazer e tomar providências medicamentos que devem procura e estão de parabéns

    Kariny marques em 24/12/2020 às 13:39
  14. Obrigado, Kariny!

    Fico feliz que tenha gostado do conteúdo.

    Forte abraço.

    Dr. João Dias em 04/01/2021 às 14:52
  15. Fui diagnosticado endometrite após o uso do diu, fiquei 4 meses com ele e ninguém retirava, até que retiraram, fiz 2 ciclos de antibióticos e ainda continuo com muita dor… Será que vai ter que ser cirúrgico o tratamento?

    Sammy em 08/01/2021 às 09:22
  16. Olá, Sammy!

    Sugiro uma boa avaliação das causas desta dor, nem sempre essa dor crônica pode ser pela endometrite que você alega que está sendo tratada. Procure seu ginecologista faça uma avaliação cuidadosa e espero que tudo se resolva da maneira mais rápida possível.

    Abraços.

    Dr. João Dias em 22/02/2021 às 10:41
  17. Tive um parto a 60 dias atrás, cesariana, sangrei por 20 dias pós parto e quando deu 45 dias voltei a sangrar intensamente, fui ao ginecologista e realizei uma ultrassom trans vaginal E a doutora desconfia que seja uma endometrite, Entrei no tratamento com antibiótico faz uma semana, o sangramento diminuiu porém não parou, será que realmente demora pra curar a endometrite?

    Nathália Nassar em 10/01/2021 às 18:08
  18. Nathália,

    A endometrite puerperal é uma causa frequente de sangramento pós parto, e nem sempre sua resolução é rápida. Sendo assim mantenha-se firme, continue seu tratamento e sempre converse com seu ginecologista para evolução ser adequada.

    Boa sorte, abraços.

    Dr. João Dias em 22/02/2021 às 10:44
  19. Meus ultimos 3 exames de papanicolau sempre deram bacilos e cocos, e só passavam uns ovulos, ou pomada ou metronidazol… eu e meu esposo tomávamos os medicamentos receitados, e nada de melhoras, com sintomas sempre de candidiase. Até que fiz a biopsia do endometrio e deu endometrite. Agora tomei remédio pra gonorreia, clamidia e tb metronidazol. Os dois ultimos por 14 dias. Nao foi pedido para fazer exame e descobrir o que causou… pode ter sido só esses bacilos e cocos?

    MICHELE PEREIRA SILVA em 11/01/2021 às 10:00
  20. Michele,

    Não é possível saber a origem da endometrite sem um exame que determinasse a causa. Mas o tratamento pelo que você relatou foi feito abrangendo diferentes causas. Espero que você se recupere logo.

    abraços.

    Dr. João Dias em 22/02/2021 às 10:46
  21. Boa noite!
    Minha mãe tem 78 anos e está tendo a algum tempo sangramento com infeção fétida. O médico disse que o exame deu normal, tomografia é ressonância. Como não deu nada ? E esse sangue e mal cheiro?
    Poderia me ajudar por favor?

    NILSA MENDES em 19/01/2021 às 21:41
  22. Nilsa,

    É difícil dizer sem antes avaliar sua mãe, ela deve passar por uma consulta detalhada com um ginecologista, se você não se sentiu segura com a opinião do primeiro especialista, uma segunda opinião pode ser interessante para deixa-los mais tranquilos.

    Abraços.

    Dr. João Dias em 22/02/2021 às 10:49
  23. Fui diagnosticada com endometrite. Já há 5 meses, o médico me receitou antibiótico, o sangramento anormal parou mas depois de 3 meses voltei a ter pequeno sangramento, o ultra-som confirmou à endometrite. Agora o médico indicou o tratamento com acupuntura elétrica e lavagem vaginal, 5 secções ao todo. Isso é mesmo recomendável, não é perigoso?

    Natália em 09/02/2021 às 09:26
  24. Natália,

    A endometrite não é diagnosticada por meio de ultrassom, acho melhor você passar por uma nova avaliação para entendermos o que está acontecendo.

    Conte comigo!

    Dr. João Dias em 22/02/2021 às 10:50
  25. Boa noite
    Eu fui diagnosticada com endrometite, fez o tratamento com azitromicina e logo depois fez a primeira tentativa de coito programado engravidei mas o embrião nao desenvolveu, se a endrometrite nao foi curada pode ser um dos fatos de ter ocorrido isso?

    Marcela lopes em 29/03/2021 às 22:29
  26. Boa Tarde Marcela!

    Pode ser, mas só o médico poderá avaliar exatamente o que aconteceu.

    Abraços!

    Dr. João Dias em 07/04/2021 às 16:53
  27. Estou com 40 dias de uma cesária dei endometrite fiquei internada durante 08 dias fazendo uso de antibióticos O médico falou que estou curada e não preciso tomar mais em casa , Mais uso o Diu e estou sentindo incômodo será que vou ter que retirar ele ?

    Kelly Cristina Ferreira costa em 06/05/2021 às 23:03
  28. Olá Kelly!

    Aconselho você procurar o seu médico novamente e explicar o que está acontecendo.

    Abraços!

    Dr. João Dias em 07/05/2021 às 10:26
  29. Olá Dr. João! Parabéns pelo artigo! Muito bem explicado e claro!
    Após uma bateria de exames devido estar 2 anos nas tentativas fiz o exame histeroscopia cirúrgica e foi constatado que estava com Endometrite Crônica. A médica me passou o tratamento com 14 dias com diversos antibióticos. Fiz tudo certinho. Minha pergunta é se depois que finaliza esse tratamento altera o ciclo menstrual? Minha menstruação sempre foi certinha nunca atrasou e agora já estou com 4 dias de atraso sem nem sinal da menstruação. Fiz um teste de gravidez no primeiro dia de atraso e deu negativo. Realmente pode ter alteração no meu ciclo pós tratamento? Desde já agradeço a atenção.

    Tatiane Manzela em 01/07/2021 às 13:23
  30. Olá Tatiane!
    Que bom que você gostou do artigo!
    Fique sempre a vontade para comentar.
    Várias causas podem interferir no seu ciclo! Aconselho você procurar o seu médico para fazer alguns exames.

    Abraços!

    Dr. João Dias em 02/07/2021 às 15:52
  31. Qdo a infecção é crônica tem como reverter o quadro e uma possível gravidez? Obrigada

    Marilceia em 13/08/2021 às 12:33
  32. Olá Marilceia!

    Gravei um vídeo sobre endometrite. Seria interessante você assistir para esclarecer todas as suas dúvidas.

    Dr. João Responde: Endometrite: como tratar a inflamação do endométrio?
    Acesse o link abaixo:
    https://www.youtube.com/watch?v=gXkugQ7UTjc&t=30s

    Dr. João Dias em 27/08/2021 às 15:54
  33. Dr. Eu fiz uma video-histeroscopia diagnóstica e dois dias depois parei na emergência com muitas dores adnominais. O exame de ressonância mostrou q eu tenho endometriose profunda. Estou internada a base de anti bioticos. Acha q eu possa ter desenvolvido uma endometrite? Obgda. Ass. Leonice

    Leonice em 29/08/2021 às 22:28
  34. Olá Leonice!

    Converse com os médicos do hospital, somente eles poderão te informar.
    Abraços!

    Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:41
  35. Ola doutor eu fiz uma histeroscopia e estou tendo a endometrite a doutora pasou medicamento pro tratamento daí queria saber duas coisas de você eu devo torna fazer o exame .e gostaria d saber se o meu esposo deve tomar o mesmo medicamento que ela passou pra mim a doutora porque ela não pasou nenhum tratamento pro meu esposo

    Agda Chaves de Sousa em 17/10/2021 às 21:18
  36. Olá Agda!

    Todas as dúvidas você deve tirar diretamente com a sua médica, pois foi ela que te examinou e solicitou todos os exames. Procure a sua médica novamente e faça todas as perguntas que você desejar. Nunca saia de um consultório com dúvidas.

    Abraços!

    Dr. João Dias em 20/10/2021 às 09:57
  37. Olá doutor! Fiz histeroscopia e fui diagnosticada com endometrite, tomei antibiótico e usei pomada antifungica. Fiz exame de secreção vaginal e deu negativo para clamidia e gonorreia. Tive a primeira após tratamento e mesmo assim não consegui engravidar.. o que devo fazer doutor, qual o próximo passo?

    Riviane em 04/01/2022 às 10:37
  38. Olá Riviane!

    Aconselho você retornar ao seu médico e pedir novas orientações para as próximas etapas.
    Abraços!

    Dr. João Dias em 21/01/2022 às 16:12
  39. Bom dia Dr … A 1 ano e meio comecei a investigar o prq não consigo engravidar depois de dois abortos a mais de dez anos , pois bem estou com 40 anos estou lutando pra ter pelo menos um bebê , o ano passado descobri através de um exame das trompas e do ultero , que tinha sinequias e não tinha cavidade ulterina pois bem foi feita a primeira vídeo histeroscopia para retirada das sinequias na biópsia veio que tenho endometrite crônica tomei os medicamento e fiz novamente outro exame de vídeo vou passar pelo médico pra saber o resultado si foi curado peço muito a Deus que sim mas. Depois disso gostaria de saber minha menstruação desse muito agora de manchar as coisas e estou sentindo muitas dores dos lados tipo régiao do ovário nas tubas muita dor muita será que normal …

    Magna Silva sizilo de lima em 18/07/2022 às 05:55
  40. Olá Magna!

    Aconselho que você converse com o seu médico e relate o que está acontecendo para que possa ter um diagnóstico preciso.

    Abraços!

    Dr. João Dias em 22/07/2022 às 16:59
  41. Estou no final do tratamento para endometrite, doxiclin 100mg 2x ao dia, 14 dias… Porém as cólicas estão voltando, pode acontecer de parar a dor e depois voltar, seria o caso de não ter dado certo o tratamento?

    Marcela em 20/04/2023 às 15:19
  42. Marcela, não posso avaliar apenas com seu relato.
    Sugiro que converse sobre isso com seu ginecologista para um parecer mais preciso.
    Boa sorte!

    Dr. João Dias em 11/05/2023 às 15:39
  43. Me ajudar tenho endometriose como faço para fazer o tratamento

    Josemary de oliveira Silva em 26/04/2023 às 18:54
  44. Josemary, é necessário procurar um ginecologista para que o melhor tratamento ao seu caso seja aplicado.
    Boa sorte!

    Dr. João Dias em 11/05/2023 às 15:33
  45. Olá dr! fiz todos os exames para colocar o Diu, porem no dia de colocar a medica verificou que estava com endometrite, gostaria de saber, pq atraves dos exames que fiz não foi diagnosticado? fiz preventivo, e varias coletas de laboratorio.

    Ingred em 02/05/2023 às 09:36
  46. Ingred, não consigo dá-la um parecer apenas com seu relato.
    Sugiro que converse com seu ginecologista para uma avaliação mais assertada da situação.
    Boa sorte!

    Dr. João Dias em 11/05/2023 às 15:32
Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *