A gravidez é um processo lindo e complexo. Muitos fatores precisam estar em equilíbrio para que a gestação chegue a termo:
Existem ainda muitos outros fatores que interferem em todo esse processo. Dessa forma, engravidar e levar a gestação a termo não é simples. Existe uma chance de apenas 20% de gravidez natural por ciclo menstrual.
Neste texto, vou abordar especificamente como calcular o período fértil, etapa importante para a concepção, e como isso pode ajudar o casal a engravidar. Acompanhe!
O ciclo menstrual é um processo contínuo que ocorre no corpo da mulher regulado por hormônios. Não se restringe à menstruação, abrangendo todo o ciclo de fertilidade da mulher, que tem início no primeiro dia da menstruação e se conclui no dia anterior ao início da menstruação.
A duração do ciclo menstrual pode variar de um mês para outro, mas costuma ser de 26 a 34 dias. Ciclos mais ou menos extensos podem indicar alterações, como a anovulação, quando os ovários não liberam os óvulos.
Menstruação: o primeiro dia de sangramento menstrual é considerado o primeiro dia do ciclo. A menstruação pode durar de 3 a 8 dias, sendo 5 dias a média. Quando o sangramento para, o revestimento uterino, chamado endométrio, começa a se preparar para a possibilidade de uma gravidez, tornando-se mais espesso e enriquecido em sangue e nutrientes.
Folicular: a segunda fase do ciclo se caracteriza pelo crescimento dos folículos ovarianos. A hipófise produz os hormônios folículo-estimulante (FSH), responsável pela estimulação do crescimento de diversos folículos, e luteinizante (LH), que provoca o rompimento do folículo dominante na fase seguinte. Nesse momento, há liberação de estradiol, hormônio responsável pela preparação do útero para receber o possível embrião.
Ovulação: durante a ovulação, há um pico de LH pela ação do estrogênio, provocando o rompimento do folículo e a consequente liberação do óvulo. A ovulação é o período fértil feminino. É nesse momento que o organismo da mulher está preparado para a concepção e é fundamental saber calcular esse momento para aumentar as chances de gravidez.
Lútea: a fase final do ciclo é chamada lútea. O folículo sem o óvulo produz progesterona para continuar a preparação do útero e do corpo como um todo para a gestação.
O cálculo do período fértil (janela de fertilidade) é simples quando o ciclo é regular com duração de aproximadamente 28 dias. A ovulação ocorre, de modo geral, no 14o dia do ciclo. Basta marcar o primeiro dia da menstruação e contar 14 dias.
O momento mais fértil abrange um período de 4 dias antes a 4 dias depois da ovulação. Recomenda-se que o casal mantenha relação a cada dois dias durante esse período. O espermatozoide consegue sobreviver alguns dias dentro do sistema reprodutor feminino.
Em ciclos irregulares é mais difícil determinar o período fértil, mas existem duas formas: observar os sinais do corpo e testes urinários de ovulação.
Durante o período fértil, o corpo da mulher apresenta alguns sintomas. Pode haver dores na região pélvica, o muco vaginal muda de aspecto e é produzido em maior abundância e a libido se intensifica. Esses sinais podem ser indício de período fértil (ovulação).
Os testes urinários de ovulação são o melhor recurso para identificar o período fértil em ciclos irregulares. Podem ser adquiridos em qualquer farmácia. Recomenda-se que tenham início no 8o ou 10o dia contando do início da menstruação. No dia anterior ao da ovulação o teste dá positivo e o casal pode programar as tentativas.
Em alguns casos, a irregularidade do ciclo pode indicar problemas, como a anovulação, que é a ausência da ovulação. Procure auxílio médico quando estiver enfrentando dificuldades para engravidar. Atualmente, técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), auxiliam muitos casais a terem seus filhos.
Esse artigo te ajudou a entender como calcular e identificar seu período fértil? Deixe seu comentário!