Agende sua consulta

Como engravidar mais rápido?

Como engravidar mais rápido?

Para os casais que decidiram ter filhos, uma forma de otimizar as chances de engravidar é conhecendo o ciclo menstrual feminino e assim saber o melhor momento do mês para ter relações.

Ficou interessada para saber como engravidar mais rápido? Leia nosso artigo e procure seguir as recomendações.

Identificar seu período fértil

Em ciclos menstruais regulares, a regra geral é a seguinte: devemos estimar qual será a próxima menstruação, pensando em qual é o intervalo menstrual habitual. Devemos então subtrair 14 dias dessa data em que ocorrerá a menstruação, e esse será o dia da provável ovulação. Subtraímos sempre 14, pois habitualmente a fase lútea (fase entre ovulação e a menstruação) tem duração fixa de 14 dias e o que varia é a fase folicular. Por exemplo, se uma mulher tem um intervalo habitual de 29 dias e menstruou no dia 1o de setembro, provavelmente a próxima menstruação será no dia 30 de setembro. Tirando 14 dias do dia 30 de setembro, chegamos ao dia 16 de setembro, e essa é a provável data da ovulação.

Quando o ciclo menstrual é regular e dura cerca de 28 dias, e o período fértil ocorre no 14o dia.

Sabendo a provável data da ovulação, o casal deverá ter relações sexuais ao menos a cada dois dias, iniciando quatro dias antes da provável ovulação e mantendo até aproximadamente quatro dias depois da provável ovulação. Dessa maneira, se houver alguma variação na data da ovulação daquele mês, ainda assim haverá chances de engravidar naturalmente.

Quando o ciclo menstrual é irregular, é praticamente impossível saber o momento da ovulação. Por essa razão, esse método não deve ser utilizado nem por casais que estejam buscando a gravidez nem por casais que queiram evitá-la.

Nesses casos, ou mesmo naquelas mulheres que têm ciclos menstruais regulares e querem ter mais “certeza” do momento da ovulação, há outras formas de identificar o período fértil.

A primeira forma é ficar atenta aos sinais do corpo. Normalmente, no período fértil, a mulher sente dores leves na região da pelve, há um aumento da secreção vaginal e a libido fica mais intensa. A presença de conteúdo vaginal transparente com aspecto de “clara de ovo” inicia-se alguns dias antes do momento da ovulação.

Outra maneira e mais certeira é o teste urinário de ovulação, que pode ser feito em casa. Ele é vendido em farmácias e é simples de ser aplicado. A mulher deve iniciar a fazer os testes aproximadamente de 8 a 10 dias depois da menstruação. Quando o teste der positivo, o próximo dia é o dia mais provável da ovulação.

Alguns aplicativos são interessantes e ajudam as mulheres a registrar seus ciclos menstruais, fazendo automaticamente o cálculo do período fértil.

Após 12 meses de tentativas sem sucesso para mulheres com até 35 anos ou 6 meses para mulheres com mais de 35 anos, é importante procurar um médico especialista para investigar se há algum fator de infertilidade e realizar tratamento adequado.

Achou interessante o artigo sobre como engravidar mais fácil? Então leia sobre a fertilização in vitro (FIV) e conheça mais sobre as técnicas de reprodução assistida.

Compartilhar:
Hormônio antimülleriano: o que é e quando realizar o teste?
Deixe o seu comentário: