Para os casais que decidiram ter filhos, uma forma de otimizar as chances de engravidar é conhecendo o ciclo menstrual feminino e assim saber o melhor momento do mês para ter relações.
Ficou interessada para saber como engravidar mais rápido? Leia nosso artigo e procure seguir as recomendações.
Em ciclos menstruais regulares, a regra geral é a seguinte: devemos estimar qual será a próxima menstruação, pensando em qual é o intervalo menstrual habitual. Devemos então subtrair 14 dias dessa data em que ocorrerá a menstruação, e esse será o dia da provável ovulação. Subtraímos sempre 14, pois habitualmente a fase lútea (fase entre ovulação e a menstruação) tem duração fixa de 14 dias e o que varia é a fase folicular. Por exemplo, se uma mulher tem um intervalo habitual de 29 dias e menstruou no dia 1o de setembro, provavelmente a próxima menstruação será no dia 30 de setembro. Tirando 14 dias do dia 30 de setembro, chegamos ao dia 16 de setembro, e essa é a provável data da ovulação.
Quando o ciclo menstrual é regular e dura cerca de 28 dias, e o período fértil ocorre no 14o dia.
Sabendo a provável data da ovulação, o casal deverá ter relações sexuais ao menos a cada dois dias, iniciando quatro dias antes da provável ovulação e mantendo até aproximadamente quatro dias depois da provável ovulação. Dessa maneira, se houver alguma variação na data da ovulação daquele mês, ainda assim haverá chances de engravidar naturalmente.
Quando o ciclo menstrual é irregular, é praticamente impossível saber o momento da ovulação. Por essa razão, esse método não deve ser utilizado nem por casais que estejam buscando a gravidez nem por casais que queiram evitá-la.
Nesses casos, ou mesmo naquelas mulheres que têm ciclos menstruais regulares e querem ter mais “certeza” do momento da ovulação, há outras formas de identificar o período fértil.
A primeira forma é ficar atenta aos sinais do corpo. Normalmente, no período fértil, a mulher sente dores leves na região da pelve, há um aumento da secreção vaginal e a libido fica mais intensa. A presença de conteúdo vaginal transparente com aspecto de “clara de ovo” inicia-se alguns dias antes do momento da ovulação.
Outra maneira e mais certeira é o teste urinário de ovulação, que pode ser feito em casa. Ele é vendido em farmácias e é simples de ser aplicado. A mulher deve iniciar a fazer os testes aproximadamente de 8 a 10 dias depois da menstruação. Quando o teste der positivo, o próximo dia é o dia mais provável da ovulação.
Alguns aplicativos são interessantes e ajudam as mulheres a registrar seus ciclos menstruais, fazendo automaticamente o cálculo do período fértil.
Após 12 meses de tentativas sem sucesso para mulheres com até 35 anos ou 6 meses para mulheres com mais de 35 anos, é importante procurar um médico especialista para investigar se há algum fator de infertilidade e realizar tratamento adequado.
Achou interessante o artigo sobre como engravidar mais fácil? Então leia sobre a fertilização in vitro (FIV) e conheça mais sobre as técnicas de reprodução assistida.
Comentários:
[…] é um fator que causa preocupação em mulheres que ainda estão tentando engravidar, já que a menopausa e a infertilidade estão interligadas. Se o fenômeno acontece de forma […]
Menopausa precoce e infertilidade feminina » Dr. João Dias | Reprodução Humana em 12/06/2018 às 16:46[…] Se as informações deste post lhe foram úteis e você conseguiu entender a relação entre fertilidade e alimentação, leia também o conteúdo sobre como engravidar mais rápido […]
Existe relação entre fertilidade e alimentação? » Dr. João Dias | Reprodução Humana em 14/06/2018 às 12:56[…] ovários. Porém, em alguns casos, a mulher pode ter a doença e ainda assim continuar fértil e engravidar. Isso vai depender de diversos outros fatores, como a situação da doença, a saúde da mulher, […]
Miomas uterinos: sintomas e tratamentos » Dr. João Dias | Reprodução Humana em 17/07/2018 às 19:13