A doação de óvulos é uma oportunidade de maternidade/paternidade para casais que têm problemas específicos de infertilidade. O óvulo doado pode ser fecundado pelos espermatozoides do parceiro da receptora e implantado no útero da mulher no contexto da fertilização in vitro (FIV), mas existem regras específicas para a doação de óvulos, reconhecidas e regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina.
Continue lendo nosso texto e entenda como funciona e quem pode doar e receber óvulos!
O processo de doação, no Brasil, é um ato voluntário, altruísta e sem fins lucrativos portanto, a compra de óvulos é ilegal. Há duas formas para doação de óvulos: doação compartilhada e doação voluntária. Ambas são voluntárias, mas há diferenças entre as duas formas. Veja quais são elas.
A doação compartilhada de óvulos tem por finalidade aumentar as chances de dois casais realizarem o sonho de ter filhos, tanto aquele cuja mulher não tem óvulos adequados para engravidar, quanto o casal cuja mulher pode doar, mas ainda assim precisa da FIV para engravidar.
Como as duas FIVs são realizadas de maneira simultânea, o benefício é uma redução significativa nos custos do tratamento para o casal que está doando o material biológico para o outro.
A doação é feita também de modo voluntário por casais que se disponibilizem para ceder seus óvulos para serem fecundados no útero de outra mulher.
A doação deve ser voluntária e sem remuneração, mas na doação compartilhada de óvulos pode existir o custeio de parte do tratamento pela receptora de óvulos, ainda assim de forma anônima.
Logo, a mulher que tem condições e vontade de doar óvulos, mas não tem o dinheiro para pagar o tratamento de fertilização, pode ter seu tratamento com a participação de outra mulher que precise de óvulos.
Porém, a falta de informação sobre essa possibilidade afeta a quantidade de doações disponíveis. No Brasil, ainda faltam doadoras.
A doação voluntária de óvulos é um ato altruísta e de solidariedade de mulheres jovens que querem e podem ajudar outras mulheres que dependem dessa doação para realizar o sonho de ser mãe.
Existem alguns requisitos que devem ser atendidos para doar, sendo o de boa saúde o principal deles. A mulher passa por uma série de exames para poder ser doadora. A doadora deve inicialmente passar por uma consulta médica cuidadosa para avaliarmos se ela poderia ser doadora de óvulos. Um formulário deve ser preenchido e depois é só aguardar que a equipe da clínica entre em contato. Sendo aprovada para a doação, será dado início ao procedimento.
Na doação compartilhada, é necessário que exista uma receptora de óvulos compatível para que uma doadora de mesmo perfil seja contatada, o que pode levar tempo.
Existem alguns requisitos para a doação:
Além disso, as mulheres envolvidas no procedimento devem aceitar as Normas Éticas que o Conselho Federal de Medicina estipula para esse tipo de tratamento. Veja algumas delas:
A doação é indicada para mulheres:
A taxa de sucesso de gravidez com óvulos doados é semelhante à taxa de sucesso da FIV normal, estando diretamente relacionada à idade da mulher. Em alguns casos, pode superar 60%.
Esse artigo te ajudou a entender sobre a doação de óvulos? Nos siga nas redes sociais e receba sempre informações novas.