Miomas, infertilidade e FIV

Vemos no consultório que há muitas dúvidas das pacientes sobre os miomas, principalmente sobre a sua relação com a infertilidade. Esse é um assunto importante, portanto vamos esclarecer essas dúvidas.

O diagnóstico de infertilidade, tanto feminina quanto masculina, só acontece depois de uma investigação detalhada de suas possíveis causas. Determinar os motivos da infertilidade é fundamental para estabelecermos a melhor forma de superá-la e realizar o sonho de ter filhos.

A infertilidade pode ser causada por diversos fatores e, para que seja indicado o tratamento mais adequado, é importante identificar os fatores de infertilidade presentes no casal, lembrando que tanto a investigação quanto o tratamento são individualizados. Não há um casal igual a outro.

A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução assistida que pode ser indicada como forma de solucionar uma série de condições que causam a infertilidade. Esse pode ser um caminho para ter filhos, mesmo se o casal for infértil.

A relação entre miomas e FIV pode existir quando essa doença afeta o sistema reprodutor feminino e prejudica seu funcionamento. Leia o texto para saber mais sobre o assunto.

O que são miomas?

Miomas são massas que se formam em decorrência da multiplicação desenfreada das células do miométrio, nome dado à camada muscular intermediária do útero. Essas massas formam pequenos tumores benignos que podem receber diferentes classificações de acordo com sua localização.

Essas massas são estimulados por um dos hormônios produzidos nos ovários, o estrogênio, podendo atingir um tamanho significativo de acordo com a influência desse hormônio.

Eles se fazem presentes em 20% a 40% das mulheres em idade reprodutiva. Os miomas tendem a surgir durante essa fase da vida da mulher, regredindo após a menopausa, justamente pela ausência do estrogênio.

Sintomas dos miomas

Cerca de 75% das pacientes com miomas não apresentam sintomas. No entanto, quando estes se fazem presentes, são caracterizados principalmente por:

• Infertilidade;
  • Menorragia (sangramento intenso);
  • Menstruação irregular;
  • Dores: abdominais, pélvica, na lombra e durante a relação sexual.

Os sintomas dos miomas estão diretamente relacionados ao tamanho, localização e quantidade das massas. Os localizados próximos ao endométrio, chamados submucosos, são os mais associados às disfunções reprodutivas.

Tratamentos, miomas e FIV

O tratamento dos miomas depende do tamanho dos miomas, da localização e dos sintomas que eles causam. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame abdominal e ultrassonografia, técnica que permite visualizar com maiores detalhes a cavidade uterina e, dessa forma, analisar a anatomia dos miomas e do miométrio.

Ressonância magnética de pelve e histeroscopia são outras ferramentas diagnósticas importantes e frequentemente utilizadas para traçarmos a melhor estratégia de tratamento.

Há opções terapêuticas de tratamento, cuja principal vantagem é a redução da morbidade pós-operatória e dos efeitos da cirurgia em uma futura gravidez.

Mulheres com miomas que não apresentam sintomas e cuja presença não provoca compressão ureteral podem realizar apenas acompanhamento ginecológico de rotina que visa verificar a possível evolução das massas.

O tratamento das demais pacientes deve levar em consideração sua idade, o desejo de ser mãe, os sintomas relatados e a localização e tamanho das massas.

Isso ocorre porque o principal objetivo do tratamento é o alívio ou eliminação dos sintomas, entre eles a infertilidade. A abordagem cirúrgica pode ser recomendada em alguns casos.

A relação entre miomas, infertilidade e FIV faz-se presente em casos nos quais os tumores prejudicam a fertilidade feminina. Isso acontece nos miomas submucosos de qualquer tamanho e nos miomas intramurais, quando eles apresentam mais de 4-5 cm de diâmetro.

Esses miomas devem ser operados. A cirurgia é chamada miomectomia, que pode ser realizada por histeroscopia ou por laparoscopia ou mesmo por cirurgia robótica. Muitas vezes, apesar da cirurgia, necessitaremos utilizar técnicas de reprodução assistida, como a RSP, IIU ou FIV.

Como é feita a FIV?

A FIV é a principal técnica de reprodução assistida feita atualmente, e seu sucesso consiste na forma como cada etapa é realizada, bem como na utilização de outras técnicas que visam superar problemas específicos que possam causar infertilidade.

A primeira etapa da FIV é a estimulação ovariana e indução da ovulação, na qual são administrados medicamentos hormonais que visam estimular o crescimento e o amadurecimento de um número maior de folículos durante o ciclo menstrual. Normalmente, o ovário libera um único óvulo, que não seria suficiente para oferecer boas chances de sucesso à FIV.

Esses folículos estimulados contêm um líquido em seu interior, que nutre os óvulos até que estejam prontos para a fecundação. Esse líquido de cada folículo desenvolvido é coletado do organismo pouco antes da ovulação ocorrer, na etapa chamada aspiração folicular. Concomitantemente, é feita a coleta do sêmen do parceiro, que passa por um preparo para a seleção dos melhores espermatozoides.

Coletados os óvulos e preparados os espermatozoides, a fecundação é feita em laboratório. Os embriões formados, cuja evolução permanece em observação a fim de determinar quais são os melhores a serem transferidos ao organismo feminino, são selecionados e preparados para a transferência.

O útero é preparado para receber esses embriões e realiza-se a transferência. Com um cateter, posicionamos de 2 a 4 embriões, dependendo da idade da mulher, próximos ao endométrio, para que eles possam se implantar, processo chamado de nidação.

Os miomas podem impactar na FIV das seguintes maneiras:

• desde o controle da ovulação e coleta de óvulos, já que podem se interpor entre o fundo da vagina e os ovários, dificultando a monitorização da ovulação e a coleta dos óvulos.
  • Podem também impactar na receptividade uterina, por distorcerem o interior da cavidade uterina ou gerarem um processo inflamatório local que impacta no potencial de implantação do embrião.

A FIV mostra-se uma eficiente forma de realizar o acompanhamento de cada etapa da gestação, selecionando gametas que possam gerar os melhores embriões e, dessa forma, facilitando a implantação na parede uterina.

A relação entre miomas, infertilidade e FIV existe. Uma mulher infértil devido à presença de miomas pode recorrer à FIV para conseguir ter filhos. Saiba mais sobre isso em nosso conteúdo especial sore o assunto.

Transferência embrionária: conheça a última etapa da FIV

Comentários:

1. Olá Rosana!

Procure um médico para fazer alguns exames, somente depois de uma avaliação completa é possível responder a sua pergunta de forma precisa.
    Abraços!

Dr. João Dias em 07/01/2022 às 14:44