O que é uretrite?

A uretra é um órgão que tem por função conduzir a urina da bexiga até o meio externo (meato urinário). É um tubo revestido por mucosa e possui grande quantidade de glândulas que secretam muco. O trajeto que ela faz é diferente nos homens e nas mulheres.

Na mulher, é localizada anteriormente à vagina, entre os lábios menores, e constitui o sistema urinário. Já nos homens, localiza-se após a bexiga, passando pela próstata e se estendendo ao longo do comprimento do pênis, integrando tanto o sistema urinário como o reprodutor.

Ambos podem sofrer alterações por diferentes agentes patológicos, além de outros traumas. Uma dessas alterações é a uretrite, uma inflamação da uretra que pode acontecer por diferentes causas. Saiba mais:

Infecções genitais x infertilidade

Uma das maiores causas de infertilidade masculina são as infecções do trato genital, chegando a atingir cerca de 15% dos casos. A produção, o transporte e a função dos espermatozoides podem ser comprometidos de acordo com a localização da infecção.

São geralmente assintomáticas, embora possam causar sintomas importantes, e descobertas em casos nos quais os pacientes procuram o médico para o tratamento de algum outro problema.

Essas infecções podem desenvolver um quadro de uretrite, prostatite, epididimite ou orquite, que são, em sua grande maioria, causadas pelas bactérias clamídia, ureaplasma, neisseria e mycoplasma, causando um aumento do número de células inflamatórias (leucócitos) no sêmen.

Quando não há sintomas, esses leucócitos aparecem no sêmen ejaculado, ainda que em homens férteis. Esse aparecimento aumentado pode formar espécies reativas de oxigênio (ROS), prejudicando as funções dos espermatozoides e alterando a integridade do DNA espermático.

O que é a uretrite?

A uretrite é uma inflamação do canal da uretra, podendo ser causada por traumas internos, externos ou por infecção de algum tipo de bactéria, atingindo tanto homens quanto mulheres.

Em casos sintomáticos, pode-se observar:

• uma maior frequência na vontade de urinar;
  • sangue na urina e/ou no sêmen;
  • dor no ato da relação sexual ou na ejaculação;
  • dificuldade pare urinar;
  • eliminação de secreção pela uretra;
  • coceira;
  • febre e mal-estar.

Existem dois tipos da doença, sendo elas:

• Uretrite gonocócica, que é causada por uma infecção da bactéria neisseria, podendo causar também a gonorreia.
  • Uretrite não gonocócica, que é causada por infecções de outras bactérias, como a clamídia.

É comum confundir os sintomas da uretrite com os da síndrome uretral, que pode causar dor abdominal, sensação de pressão no abdômen, urgência urinária, irritação e dor ao urinar. No entanto, na síndrome uretral não há presença de bactérias. As causas estão relacionadas a algum tipo de lesão na uretra.

Possíveis causas da uretrite

O traumatismo interno causado pela uretrite pode ter origem quando o paciente utiliza uma sonda vesical para a retirada da urina, como ocorre em pessoas internadas em hospital, por exemplo.

Já a uretrite infecciosa é transmitida pelo contato íntimo sem proteção adequada ou por meio da transferência de bactérias vindas do intestino, casos mais frequentes em mulheres devido à proximidade entre a uretra e o ânus.

Como é feito o tratamento?

Por possuir diferentes formas da doença, seu tratamento também é feito de forma específica, a fim de garantir a cura. Aos primeiros sinais de problemas urinários, um urologista ou ginecologista deve ser procurado para diagnosticar e aplicar o tratamento adequado.

Além dos sintomas, o médico realizará uma análise das secreções após serem enviadas ao laboratório. Dependendo dos sintomas, o médico pode aconselhar o início do tratamento antes mesmo dos resultados dos exames.

Deve ser realizado com o uso de medicamentos antibióticos, que pode variar de acordo com o tipo de uretrite.

Uma forma de prevenção é o uso de preservativos em todas as relações sexuais, uma vez que bactérias como a clamídia e a neisseria são transmitidas pelo contato sexual. A neisseria costuma causar os sintomas mais intensos e a prevenção é a melhor opção.

É possível que essas bactérias que afetam homens e mulheres de maneiras diferentes desencadeiem outros tipos de doenças.

No homem, é comum o surgimento da epididimite, que é uma inflamação dos epidídimos (ductos que recebem os espermatozoides logo após sua produção para que amadureçam), e a prostatite, que consiste em uma inflamação da próstata. Essas infecções podem causar uma alteração da capacidade dos espermatozoides e causar infertilidade.

Já na mulher, pode causar a cervicite (pode ser aguda ou crônica), que é uma infecção no colo uterino, a endometrite (infecção do endométrio) e a DIP (doença inflamatória pélvica), visto que é instalada no útero, nas tubas uterinas e nos ovários. Quando não tratada, pode causar danos a esses órgãos, o que pode levar à infertilidade feminina.

Em casos de infertilidade, uma opção é a reprodução assistida. Técnicas como a inseminação artificial (IA) e a fertilização in vitro (FIV) podem auxiliar em praticamente todos os casos de infertilidade.

Para mais informações, leia o texto sobre infecções no trato genital masculino.