Agende sua consulta

Doação de Sêmen

A doação de sêmen é uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que oferece a mulheres e casais inférteis a possibilidade de gerar um filho. A doação é utilizada como parte de um processo de fertilização in vitro (FIV) ou inseminação artificial (IA), cujo objetivo é viabilizar a gravidez nos casos em que a fecundação natural não é possível em decorrência de alterações no sistema reprodutivo masculino, reprodução independente ou casais homoafetivos.

Por se tratar de uma técnica que envolve questões éticas e técnicas complexas, o CFM tem algumas resoluções que regulamentam o processo.

Dessa forma, a doação tem caráter voluntário, o doador precisa ter no máximo 50 anos e terá sua identidade preservada.

No Brasil, a doação de sêmen é realizada em clínicas especializadas porque não há bancos de sêmen públicos. Essas clínicas são as responsáveis por todo o procedimento, inclusive realização de exames para verificar se o material coletado é realmente viável para uso.

Indicações da doação de sêmen

O homem procura a doação de sêmen quando tem dificuldades de engravidar sua parceira e nenhuma técnica de reprodução assistida conseguiu superar o problema. Essa dificuldade pode ser resultado de:

  • Sequelas de determinadas doenças, como a varicocele ou infecções do trato genital masculino (orquite, epididimite e prostatite);
  • Realização de vasectomia;
  • Baixa quantidade ou qualidade de espermatozoides;
  • Azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado).

Se o homem tiver alguma ou mais de uma dessas condições e nenhuma técnica de reprodução assistida for suficiente para corrigir o problema, ele pode optar pela doação de sêmen.

Além disso, a utilização de sêmen doado é uma opção a mulheres que optam pela reprodução independente ou nos casos de casais homoafetivos femininos que desejam ter filhos.

Atualmente existem bancos de sêmen localizados no Brasil e também temos a opção de importar amostras seminais de outros países. Os bancos internacionais têm representantes em nossos países, operacionalizando a importação da amostra seminal.

Compartilhar:
Última postagem do blog

O que são PESA e MESA em FIV?

A FIV (fertilização in vitro), técnica de reprodução assistida que apresenta as maiores taxas de sucesso, conta com técnicas complementares para aumentar as chances de sucesso em diferentes situações. Elas têm por objetivo superar problemas específicos que causem a infertilidade […]

Leia mais
Agende sua
consulta

Verifique o horário disponível que melhor encaixa na sua agenda.