Agende sua consulta

Doação de Sêmen

A doação de sêmen é uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que oferece a mulheres e casais inférteis a possibilidade de gerar um filho. A doação é utilizada como parte de um processo de fertilização in vitro (FIV) ou inseminação artificial (IA), cujo objetivo é viabilizar a gravidez nos casos em que a fecundação natural não é possível em decorrência de alterações no sistema reprodutivo masculino, reprodução independente ou casais homoafetivos.

Por se tratar de uma técnica que envolve questões éticas e técnicas complexas, o CFM tem algumas resoluções que regulamentam o processo.

Dessa forma, a doação tem caráter voluntário, o doador precisa ter no máximo 50 anos e terá sua identidade preservada.

No Brasil, a doação de sêmen é realizada em clínicas especializadas porque não há bancos de sêmen públicos. Essas clínicas são as responsáveis por todo o procedimento, inclusive realização de exames para verificar se o material coletado é realmente viável para uso.

Indicações da doação de sêmen

O homem procura a doação de sêmen quando tem dificuldades de engravidar sua parceira e nenhuma técnica de reprodução assistida conseguiu superar o problema. Essa dificuldade pode ser resultado de:

  • Sequelas de determinadas doenças, como a varicocele ou infecções do trato genital masculino (orquite, epididimite e prostatite);
  • Realização de vasectomia;
  • Baixa quantidade ou qualidade de espermatozoides;
  • Azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado).

Se o homem tiver alguma ou mais de uma dessas condições e nenhuma técnica de reprodução assistida for suficiente para corrigir o problema, ele pode optar pela doação de sêmen.

Além disso, a utilização de sêmen doado é uma opção a mulheres que optam pela reprodução independente ou nos casos de casais homoafetivos femininos que desejam ter filhos.

Atualmente existem bancos de sêmen localizados no Brasil e também temos a opção de importar amostras seminais de outros países. Os bancos internacionais têm representantes em nossos países, operacionalizando a importação da amostra seminal.

Compartilhar:
Última postagem do blog

Quando devo procurar um especialista em reprodução assistida?

Ficar grávida nem sempre é fácil. Um casal pode demorar meses para conseguir. Caso não tenha sucesso em até um ano de tentativas, é importante procurar um médico especialista em reprodução assistida para investigação e tratamento adequados. A infertilidade é […]

Leia mais
Agende sua
consulta

Verifique o horário disponível que melhor encaixa na sua agenda.