O que é anovulação?

A mulher pode se tornar infértil por uma grande variedade de condições, e a anovulação está entre elas. Um modo de se avaliar a fertilidade nas mulheres é o ciclo menstrual, que pode apresentar irregularidades em pacientes com dificuldade para engravidar.

No artigo de hoje, vamos falar sobre anovulação e as consequências que essa condição pode trazer.

Anovulação

Para compreender o que é esse fenômeno, é preciso saber o básico da ovulação.

A ovulação é o processo natural do organismo feminino que tem como objetivo liberar o ovócito do ovário, para que ele possa ser posteriormente fecundado pelo espermatozoide e se implante no útero dando origem à gestação.

A anovulação ocorre quando não há liberação do óvulo. Ela pode ocorrer por conta da ausência de amadurecimento da estrutura, ou ser decorrente de alterações fisiológicas específicas do corpo feminino.

Mulheres que não fazem uso de metodologias contraceptivas, como pílulas ou injeções e apresentam alterações menstruais podem sofrer de anovulação. Embora não seja uma condição amplamente conhecida, ela pode ser identificada, tratada e superada, proporcionado às mulheres que desejam ser mães, a realização do sonho da maternidade.

Ciclo menstrual e ovulação

O ciclo menstrual é caracterizado pelas mudanças fisiológicas pelas quais o organismo das mulheres passa ao longo de um mês, que no final resulta na menstruação.

Esse ciclo, dura cerca de 28 dias e se faz presente em todas as mulheres que estão em idade fértil, pois determina o processo de ovulação e liberação do óvulo.

Alterações no ciclo menstrual, como a ausência de menstruação são indícios dessa condição de saúde.

Causas da anovulação

Todo o processo de menstruação e ovulação é conduzido por hormônios tipicamente femininos, sendo assim, a principal causa desse problema se dá por conta de alterações hormonais.

No entanto, não são apenas variações em níveis de hormônios que podem causar esse tipo de problema.

Também são causas da anovulação as seguintes condições:

• Alterações de peso, como obesidade ou baixo peso;
  • Prática acentuada de atividades físicas;
  • Presença de tumores;
  • Traumas psicológicos;
  • Síndrome do ovário policístico.

Sintomas e diagnóstico da anovulação

É muito comum que a mulher não tenha conhecimento que sofre dessa condição. O principal sintoma que chama a atenção são as alterações menstruais: amenorreia (ausência de menstruação) ou irregularidade menstrual.

Além desse sinal clássico, os sintomas mais comuns de anovulação são:

• Ausência de mastalgia – dor ou sensibilidade nos seios, comuns em períodos ovulatórios;
  • Alterações do muco cervical (secreção do colo uterino que se exterioriza pela vagina);
  • Aumento de pelos na face e demais localidades corpóreas.

O diagnóstico da anovulação é relativamente simples de ser feito e pode ser feito por exames laboratoriais que têm como objetivo dosar hormônios.

É muito comum que a anovulação seja descoberta durante consultas e realização de exames rotineiros solicitados por ginecologistas.

Infertilidade

Para que o processo de gravidez ocorra de maneira natural, é necessário que um óvulo maduro seja liberado, o que não acontece dentro do quadro de anovulação.

Tratamento da anovulação

O tratamento para o problema é específico e depende diretamente da causa.

Caso o problema seja disfunções hormonais, podem ser utilizados medicamentos como pílulas anticoncepcionais ou mesmo terapia hormonal.

Já no caso de uma mulher, cuja anovulação esteja associada à síndrome dos ovários policísticos (SOP), ela será então tratada com indutores ovulatórios.

Se o problema for causado por excesso ou baixo peso, é recomendado que busquem um nutricionista e educador físico para melhora do perfil metabólico buscando a regularidade menstrual.

Anovulação e reprodução sexual assistida

Mulheres que apresentam anovulação e desejam ser mães podem recorrer a técnicas de reprodução sexual assistida.

Muitas mulheres que possuem síndrome do ovário policístico apresentam anovulação. Embora o tratamento possa ser efetivo, ainda é comum que mulheres continuem a apresentar dificuldades para engravidar.

Para essas mulheres, indica-se o uso de uma técnica que recebe o nome de relação sexual programada.

A relação sexual programada consiste no processo de indução da ovulação. Com o uso de medicamentos via oral ou injetáveis, o organismo é estimulado a produzir e liberar o óvulo.

Acompanhado a isso, por meio da realização de um ultrassom transvaginal, é possível ter conhecimento de quando a mulher vai ovular.

Dessa forma, é possível programar a relação sexual para os dias férteis, o que aumenta as chances do óvulo ser fecundado dando início à gravidez.

Se você ainda possui dúvidas sobre o anovulação, basta deixar um comentário que seu questionamento será respondido o mais breve possível.

Comentários:

1. Eu sinto muita dor quando estou perto de mesntruar,meus pelos aumentou nas pernas, rosto coxa. Sinto dores no pé da barriga até quando espirro. Minha menstruação é totalmente inrregular,atrasa sempre….. Fiz um exame transvaginal,e deu anovulia, será se é isso mesmo??? Com esses sintomas todos que eu sinto??????

Rayane em 12/05/2023 às 13:10
  2. Rayane, não é possível avaliar seu diagnóstico por aqui, tendo como base apenas seu comentário.
    Converse sobre isso com seu ginecologista, tire todas as suas dúvidas, ou procure uma nova opinião profissional em consultório.
    Abraços e boa sorte!

Dr. João Dias em 18/05/2023 às 10:51