Dr João Dias | WhatsApp
Agende sua consulta

Pólipo endometrial: sintomas e tratamentos

O útero é constituído pelo endométrio e pelo miométrio. O endométrio reveste o útero internamente e recebe o embrião para dar início à gravidez após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide em uma das tubas uterinas.

No endométrio podem se formar estruturas denominadas pólipos, lesões benignas com rara possibilidade de se tornarem malignas e que podem preencher o órgão e reduzir as chances de uma gravidez natural.

Neste texto, você entenderá mais sobre os sintomas e os tratamentos dos pólipos endometriais. Continue lendo e confira.

O que são pólipos endometriais?

Primeiro, precisamos entender o que é um pólipo endometrial. Essa doença consiste na formação de um tecido anormal – constituído por células do tecido conjuntivo, glandulares e vasos sanguíneos – no revestimento interno do útero, chamado endométrio. É como se formasse uma “verruga” no interior da cavidade uterina. Afeta até de 20% das mulheres, sendo mais comum no período pós-menopausa.

Pólipos podem se tornar tumores malignos, embora essa taxa seja baixa (aproximadamente 0,5%). Alguns fatores, como idade avançada, alterações genéticas, tamanho do pólipo, pressão alta, histórico de pólipos uterinos na família, sangramento e obesidade, parecem estar associados com maior risco de transformação maligna.

Mulheres que fazem terapia de reposição hormonal têm uma maior tendência a desenvolvê-los também.

Por este motivo, as mulheres diagnosticadas com esta doença devem passar por uma consulta com o ginecologista para avaliar a melhor estratégia diante do quadro.

Apesar de não ter sua origem claramente definida, acredita-se que a etiologia dos pólipos endometriais esteja relacionada a oscilações hormonais ou inflamações dos vasos presentes no endométrio. No entanto, as alterações atípicas podem depender da suscetibilidade da mulher e do tempo de exposição à alteração hormonal.

Seu desenvolvimento durante a idade fértil da mulher pode ser resultado da ação do estrogênio, que induz algumas células do endométrio a proliferar, ou do decréscimo dos receptores de estrogênio e progesterona no endométrio.

Porém, a ocorrência dos pólipos endometriais tende a aumentar durante o climatério, época em que a mulher apresenta diminuição na produção dos esteroides sexuais, em razão da própria idade.

Quais são os sintomas?

Geralmente as mulheres portadoras da patologia são assintomáticas ou têm sintomas como cólicas menstruais ou aumento da intensidade da menstruação.

Na pós-menopausa, de 70% a 75% das pacientes com pólipo endometrial são assintomáticas; acredita-se que em consequência do espessamento endometrial. Porém, algumas apresentam os seguintes sinais da doença:

  • sangramento irregular durante a menstruação;
  • cólicas menstruais intensas;
  • sangramento vaginal;
  • sangramento vaginal na menopausa.

Pólipos endometriais afetam a gravidez?

Os pólipos podem criar dificuldades para engravidar e levar à infertilidade feminina, pois podem atuar como uma barreira física à implantação do embrião no endométrio, processo fundamental para o início da gravidez.

Como diagnosticar?

Os pólipos podem ser detectados pela ultrassonografia. Esse é o principal exame ginecológico para diagnóstico de pólipos endometriais, pois permite avaliar a cavidade uterina de forma detalhada, além de observar as tubas uterinas, ovários e região pélvica como um todo.

Esse exame é de baixa complexidade e geralmente solicitado no acompanhamento ginecológico de rotina. Então, mesmo que a paciente não manifeste nenhum dos sintomas, as alterações podem ser identificadas e posteriormente conduzidas adequadamente.

Outro exame que contribui para o diagnóstico e tratamento de pólipos é a histeroscopia, na qual uma pequena ótica acoplada a uma câmera consegue visualizar o interior do útero.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento de pólipos endometriais depende da avaliação médica. O tratamento de escolha é a histeroscopia cirúrgica para remoção do tecido sobressalente, chamado polipectomia.

A histeroscopia é um exame e procedimento cirúrgico indicado para investigação da cavidade uterina e tratamento de algumas doenças, como pólipos.

Na histeroscopia cirúrgica, o cirurgião introduz um instrumento fino, chamado histeroscópio, equipado com uma óptica conectada a uma câmera e monitor de vídeo, no útero da paciente pelo canal vaginal, portanto não são necessárias incisões. Com ele é possível observar a cavidade uterina para realizar as intervenções necessárias.

Esse procedimento exige a internação da paciente apenas por algumas horas; é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia, com duração de aproximadamente 15 a 30 minutos e a recuperação é simples. A paciente pode voltar a TODAS as suas atividades do dia a dia no dia posterior ao procedimento. Geralmente a mulher consegue engravidar após a polipectomia.

Costumo indicar a polipectomia, independentemente do tamanho do pólipo em toda paciente infértil na qual diagnosticamos o pólipo endometrial. Existem estudos que mostram que a retirada de pólipos endometriais pode aumentar as chances de gravidez.

Também indico polipectomia para pacientes que não têm desejo reprodutivo, mas apresentam aumento do fluxo menstrual e/ou cólicas endometriais.

Nas mulheres após a menopausa, se ela apresenta fatores de risco para a transformação maligna (obesidade, hipertensão, diabetes ou sangramento uterino), também indico o procedimento e, em casos específicos, podemos acompanhar o tamanho do pólipo com ultrassonografias periódicas.

Este texto tirou suas dúvidas sobre sintomas e tratamentos para pólipo endometrial? Compartilhe nas suas redes sociais.

Compartilhar:
Reprodução assistida a distância: como é feito o processo?

Comentários:

  1. Gostei muito do texto, me tirou varias duvidas sobre a histeróscopia. Eu perdi meu bebê há dois meses, estava com 6 semanas de gestação, gostaria de saber se pólipo endometrial pode causar aborto, pois descobrir hoje que tenho pólipo.
    Agradeço desde já!

    Marcia Evangelista em 17/12/2020 às 19:30
  2. Olá, Marcia!

    Sinto muito pela sua perda. O pólipo endometrial pode distorcer o interior da cavidade uterina, que é o local onde o embrião vai se desenvolver, pode, além de dificultar a gravidez, também aumentar as chances de abortamento. Sugiro que esse pólipo seja avaliado e provavelmente será retirado.

    Desejo boa sorte! Se cuida. Abraços, Dr. João Dias

    Dr. João Dias em 27/01/2021 às 12:05
  3. Parabéns. Que texto excelente. Estou feliz porque finalmente, após décadas sofrendo, uma médica retirou este maldito pólipo de mim. Cada menstruação era uma doença.

    Nina Maria em 25/03/2021 às 06:53
  4. Olá, doutor. O pólipo endometrial dificulta somente o momento de implantação do embrião, ou, caso consiga engravidar, coloca em risco toda a gravidez? Descobri um pólipo de 1 cm, sofri aborto espontâneo com 4 semanas em novembro. Mas estou com medo de me submeter a centro cirúrgico novamente, principalmente agora no pico da pandemia.

    Ana em 29/03/2021 às 15:57
  5. Olá Ana!

    O pólipo endometrial pode atrapalhar o início da gravidez, dificultando a implantação do embrião e também pode aumentar a chance de aborto, principalmente aqueles que tem tamanhos maiores. O seu pólipo não é muito grande, mas como você já sofreu um aborto é melhor avaliar com cuidado a eventual retirada desse pólipo.

    Abraços!

    Dr. João Dias em 15/04/2021 às 10:02
  6. Estou grávida de 7 semanas descobri que tenho um pólipo glandular endocervical pode afectar a minha gravidez ? Desde já obrigada

    Ineida Marques em 26/05/2021 às 13:44
  7. Boa Tarde, Ineida!

    Converse com o seu médico e faça um acompanhamento pré-natal.

    Abraços!

    Dr. João Dias em 04/06/2021 às 14:15
  8. Boa noite doutor descobri q tenho polipos estou com 43anos ate mes passado minha menstruação desceu normal esse mes nao desceu j faz 4 dias atrasada pode ser por causa do polipos

    Luciene Cristiane Torres em 21/06/2021 às 20:44
  9. Ola Luciene!

    É muito difícil saber exatamente o que está acontecendo com você.
    Aconselho que você consulte o seu médico para fazer uma avaliação mais completa.

    Abraços!

    Dr. João Dias em 25/06/2021 às 15:34
  10. Oi Dr eu mim chamo Claudia tenho 20 anos e fui diagnósticada com polipo. Eu fiz uma histeroscopia cirúrgica ano passado pra retirar o polipo e vê a biópsia porém o médico não tirou todo e na biópsia deu Benigno porém esse ano cresceu um pouco e quero tirar ele total até a raiz?
    Qual o exame o senhor pode mim recomendar?.

    Claudia Mileny em 06/09/2021 às 11:24
  11. Olá Claudia!

    Aconselho você procurar um médico porque somente ele poderá solicitar os exames necessários.
    Abraços!

    Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:34
  12. Boa noite meu nome é ELIZABETE tenho 46 anos e descobrir que tenho polipo é que já está bem grande . preciso retirá lo mais não tenho condições de pagar. Gostaria de saber se consigo num hospital público??? Estou com muito medo de causar outras doenças

    Elizabete Mendes damasceno em 10/10/2021 às 00:53
  13. Ola Elizabete

    Sim! Procure um posto de saúde para que possam te tratar.
    Abraços!

    Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:11
  14. Boa tarde , Dr fiz uma histeroscopia cirúrgica em Setembro.21 e até hoje minha menstruação não regulou vem com abundância, e muita cólica o que pode ser, meu médico disse que é normal nesse período ainda de 3 meses feito! Será que esses pólipos não foram tirados todos ?

    Renata Tessari em 01/01/2022 às 16:00
  15. Olá Renata!

    Procure o seu médico novamente e fale o que está acontecendo com você, pois somente ele poderá avaliar de forma precisa.
    Abraços!

    Dr. João Dias em 07/01/2022 às 14:50
  16. Estou grávida de 12 semanas, e tive um aborto espontâneo com 18 s há 7 meses. Tenho sangramentos recorrentes e gostaria de saber se repouso ajuda nessa fase ou quais cuidados que eu posso ter pra diminuir a chance de um novo aborto? O pólipo é muito pequeno segundo os médicos

    Priscila em 04/01/2022 às 16:44
  17. Olá Priscila!

    Volte ao seu médico para tirar as suas dúvidas, pois somente ele poderá fazer uma avaliação precisa.
    Abraços!

    Dr. João Dias em 21/01/2022 às 11:47
  18. Boa noite, Dr. Tenho polipo endometrial e queria saber se a baixa libido, falta de apetite sexual, pode ter relação com isso?

    Geisla em 21/06/2022 às 20:01
  19. Olá Geisla!

    Para saber exatamente o que está acontecendo, procure um médico para tirar suas dúvidas e realizar alguns exames.

    Abraços!

    Dr. João Dias em 22/07/2022 às 17:14
  20. Olá!boa tarde! Me chamo Luana fui diagnosticado com pólipo meu sonho e ter um bebê,depois que eu operar eu vou pode engravidar?

    Luana em 22/03/2023 às 15:31
  21. Luana, não é possível avaliar apenas com seu relato.
    Depende de como a cirurgia será realizada e da gravidade dos seus pólipos.
    No entanto, procure a medicina reprodutiva para ajudá-la e vermos suas opções. Estou à disposição!

    Dr. João Dias em 18/05/2023 às 11:10
Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *