Geralmente diagnosticadas depois de uma tentativa de gravidez ou da manifestação de sintomas relacionados a problemas obstétricos, as malformações uterinas ou anomalias congênitas do útero, como o útero bicorno, provocam perda recorrente de gravidez e/ou partos prematuros, dificultando que a gravidez seja levada a termo.
Neste texto, vou explicar como e por que essa anomalia uterina pode interferir no desenvolvimento da gravidez. Continue a leitura!
O útero é um órgão oco, cuja forma se assemelha à de uma pera invertida. Ele mede de 5 a 7 cm, e seu tamanho pode variar de acordo com a idade, número de filhos e condições fisiológicas e hormonais da mulher.
Esse órgão está localizado na cavidade pélvica. Sua porção superior é ligada às tubas uterinas, uma de cada lado, e a porção inferior liga-se ao canal vaginal.
A principal função do útero é receber o embrião após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide e proporcionar todas as condições para seu desenvolvimento. Nele, o embrião se desenvolve e evolui até o nascimento do bebê.
O útero também é responsável pelas contrações que auxiliam a saída do feto no momento do parto.
Grande parte das malformações uterinas é resultante do defeito ou fusão dos ductos de Müller durante o processo de desenvolvimento intrauterino. Trata-se, portanto, de um problema congênito (que você nasce com ele), o que não significa que você tem chance de transmitir esse problema para sua filha (genético).
O útero bicorno é uma anomalia da morfologia do útero, sendo uma das alterações uterinas mais comuns. Quando ocorre a malformação, o útero desenvolve uma membrana que separa a cavidade uterina em duas. Essa divisão pode ser parcial ou total.
Devido à falta de espaço para que o bebê cresça, principalmente há risco de sangramentos durante a gravidez, abortos espontâneos e partos prematuros. Esse risco é maior se o bebê for gerado na parte menor.
Muitas vezes, o aborto acontece no início da gravidez, quando a mulher ainda não sabe que está grávida. Por isso, o problema nem sempre é descoberto, podendo levar a abortos de repetição.
Essa anomalia uterina, de modo geral, causa pouco ou nenhum sintoma, principalmente quando não compromete as funções menstrual, sexual e reprodutiva.
No entanto, a condição pode ser grave e provocar uma série de sintomas. A anomalia também pode estar associada a problemas urinários, como o rim único.
Existem diversos exames para diagnosticar o útero bicorno:
O útero bicorno é uma condição desfavorável à gestação e ao parto, mas não costuma causar dificuldades para engravidar.
As malformações uterinas estão relacionadas a desfechos negativos da gestação (como abortamento de repetição e parto pré-termo). O maior desafio é conseguir levar a gestação a termo.
Nesse sentido, o tratamento recomendado costuma ser o uso de progesterona natural, o que diminui as chances de aborto e de trabalho de parto prematuro. Nem sempre é indicada a realização de cerclagem uterina, condição que costumamos deixar para pacientes com diagnóstico concomitante de incompetência istmo-cervical.
Esse artigo tirou suas dúvidas sobre como o útero bicorno pode interferir na gravidez? Deixe seu comentário!
Comentários:
Muito bom achei bem interessante já mas pra mim que tenho o útero bicorno pq tento engravida já tem 11anos e tive 1aborto expotanho
Ledinilce nascimento em 06/09/2020 às 14:41Ledinilce,
11 anos de tentativas é muito tempo, o indicado é você buscar um especialista em reprodução assistida para te ajudar a realizar esse sonho.
Abraços.
Dr. João Dias em 10/11/2020 às 15:15Boa noite, achei muito interessante, no meu caso em 2012 descobri que estava grávida, quando fui ao médico pra saber o sexo do bebê sai de lá sabendo que tinha perdido o bebê e que eu tinha rim único. Recentemente descobri que meu avô paterno tem rim único também. Ele descobriu com 60 anos. Provavelmente o meu caso foi genética, já que no tempo em que minha mãe estava grávida não tinha condições de pagar ultrassom. No dia 23/11/2020 passei por uma cirurgia pra tirar o feto estava grávida de 6 semanas e dois dias era uma gravidez ectópica. O bebê estava na trompa esquerda com batimentos tudo ok. Mais como não tinha como levar a gravidez adiante teve que tirar. De lá pra cá meu emocional ficou muito afetado perdi as esperanças. Tem algum exame que eu poça tá fazendo pra saber se consigo ou não engravidar? Sobre a questão de um rim único isso pode interferir em uma gestação?
Lorena Lima em 09/02/2021 às 22:34Lorena,
Sinto muito por tudo que aconteceu com você. Sim, existem vários exames para avaliar a sua fertilidade, e além dos exames você e seu parceiro devem passar uma avaliação completa, para que tenhamos certeza das suas chances futuras de gravidez.
Conta comigo, boa sorte!
Dr. João Dias em 22/02/2021 às 10:57Muito interessante!!!Tenho útero bicorno, tenho 1 filho de 6 anos … Casei novamente e o sonho do meu esposo é ser pai. Estou tentando engravidar novamente já há 1 ano e não consigo 😞
Amanda em 27/04/2021 às 21:52Oi Amanda!
Que bom que você gostou do post! Procure um médico, faça alguns exames para avaliar o que está acontecendo.
Boa Sorte!
Abraços!
Dr. João Dias em 30/04/2021 às 16:18Fiz uma ultra-sonografia e o diagnóstico útero de dimensões normais,com nódulos em miométrio,sugestivo de leiomiomas (útero bicorno) por isso que não consigo engravidar,porque quando levei pro médico ele tbm não soube me responder,voltei pra casa cheio das dúvidas,ele nem me respondeu o que é útero bicorno,eu que acabei pesquisando por curiosidade
Maria Alessandra dos santos em 30/04/2021 às 09:28Olá Maria!
Tomara que o nosso post sobre útero bicorno tenha lhe ajudado.
Abraços!
Dr. João Dias em 30/04/2021 às 15:54Eu tenho útero bicono já tem 4 anos tentando e até agora nada
Carla em 01/05/2021 às 02:10Olá Carla!
Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:59Acesse o link abaixo e assista ao vídeo que fiz para entender mais sobre útero bicorno. Espero que possa te ajudar!
https://www.youtube.com/watch?v=Z8VAnYNYaDo
Abraços!
Meninas, não desistam. Parei meu anticoncepcional em janeiro e em março com muitas cólicas fortes procurei minha GO. Com o betahcg, descobri que estava grávida de +- 4 semanas, porém sem implantação. Após 15 dias com muitas cólicas fortes, fiz uma ultra e lá estava um pontinho implantado com coração batendo.
Josimara Mansur em 04/05/2021 às 20:34Há 6 dias dias fiz outra ultra e estou de 12 semanas. Não sinto Absolutamente nada. Nem enjoo, nem dores nem nada.
Comecei meu pré Natal com um médico especialista que me passou ultragestan de 200 ( um oral pela manhã e outro vaginal a noite). Tenho ficado mais “quietinha “, pq quero meu / minha pacotinho até o final aqui.
Ainda tenho muito medo, jamais me imaginaria mãe por conta da anomalia, mais Deus me fez mãe e eu tenho confiado! Rezem por nós. 🙏🏻
Tenho útero bicórneoe só um rim ,descobri na minha primeira gestação quando fui fazer a primeira ultrassom ,apesar de ser uma gravidez de alto risco ,foi super tranquila a gestação meu filho nasceu saudável com 4510kg e 52 cm com 41 semanas e 5 dias hoje ele tem 3 anos de idade .
Beatriz em 17/05/2021 às 07:55tenho utero bicorno descobri na minha primeira gestação consegui levar a primeira até 39 semanas, ja a segunda gestação consegui levar ate 37 semanas e 2 dias, ja a 3 gestação tive parto prematuro extremo de 27 semanas meus filhos tem 14 anos 11 anos e a minha prematura extrema tem 6 meses cronologicos e 3 meses corrigido,tomei progesterona em todas as gestações para tentar chegar o maximo possivel. utero bicorno todas as mulheres da minha familia possuim
elaine beirao em 19/05/2021 às 17:04Olá Elaine,
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo que fiz para entender mais sobre útero bicorno. Espero que possa te ajudar!
Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:54https://www.youtube.com/watch?v=Z8VAnYNYaDo
Abraços!
Meu nome é Taiane, descobriu meu útero bicorno e o rim único em 2012, tenho filho de 7 anos.
Taiane em 20/05/2021 às 18:34Hoje ando sentindo muita cólica 3 semana consecutivo , problema de pressão que nunca tive na vida, minha barriga está duríssima como se estivesse grávida. Há possibilidades por ter um útero assim, vim outras doenças??
Olá Taiane!
Sugiro que você procure um médico para fazer uma avaliação mais precisa.
Abraços!
Dr. João Dias em 04/06/2021 às 14:27Pois eu estou tentando a 1 ano e nada ainda do meu bebê vim, é quando a minha menstruação atrasa eu fico Anciosa e com medo ao mesmo tempo…
Claudiane da Silva em 25/05/2021 às 20:42Olá, Claudiane!
É normal ficar ansiosa quando o resultado da gravidez demora para acontecer.
Procure conversar com o seu médico para diminuir a sua ansiedade.
Abraços!
Dr. João Dias em 04/06/2021 às 14:00Tenho 21 anos descobri q tenho útero bicorno a 4 anos, meu sonho e ser mãe eu amo crianças, não sei quem procura e tratamento pra isso eu tô perdida de verdade e medo de não poder ter filhos.
Jéssica Dos Santos Dias em 22/06/2021 às 02:17Olá Jéssica!
O útero bicorno é uma condição desfavorável à gestação e ao parto, mas não costuma causar dificuldades para engravidar.
Aconselho você procurar a orientação de um médico para fazer uma avaliação completa.
Abraços!
Dr. João Dias em 25/06/2021 às 15:39Boa tarde me chamo Brena lendo o post do Dr. João Dias tirou muito minhas dúvidas pois tb fui diagnosticada com útero bicorno mais eu m perco a esperança nunca com fé em deus eu consigo engravida eu creio em.nome de jesus
Brena Maira em 28/06/2021 às 16:25Ola Brena!
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo que fiz para entender mais sobre útero bicorno. Espero que possa te ajudar!
Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:52https://www.youtube.com/watch?v=Z8VAnYNYaDo
Abraços!
Meu nome é Luana e descobri que tinha utero bicorno em 2017, ao ir investigar o pq eu não engravidei após 1 ano de tentativas… no mês seguinte engravidei de gêmeos (nem caso na família tb), mas um dos embriões era uma mola hidatiforme completa e acabei tento um aborto com 12 semanas. O tratamento da mola foi bem difícil e tive q fazer muitas intervenções cirúrgicas na cavidade uterina q ela estava e precisei ficar até 2019 sem tentar engravidar, quando fui liberada.
Luana em 23/07/2021 às 19:21Desde maio de 2020 tenho tentado. Já fui em vários G.O, todos param a investigação somente no meu útero que, além de bicorno, é normal (bom endometrio, bons ovários, boas trompas…), tive 3 gestações químicas no último ano e NINGUEM pediu um único exame hormonal, trombofilia, etc…
Desde q descobri o útero bicorno, para todo médico q fui é como se eu só pudesse ter isso, ngm tem nem interesse em descobrir mais nada ou pelo menos descartar outras doenças e me deixar calma! Semana que vem vou a mais uma clínica, porém dessa vez com um especialista em reprodução humana e esterileuta. Minha última esperança!
Olá Luana!
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo que fiz para entender mais sobre útero bicorno. Espero que possa te ajudar!
Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:50https://www.youtube.com/watch?v=Z8VAnYNYaDo
Abraços!
Tenho 22 anos e descobri q provavelmente tenho utero bicorno, digo provavelmente pois ja passei por varios medicos e um deles afirmou q tenho utero didelfo apesar da maioria falar q tenho utero bicorno, enfim, descobri isso na minha primeira consulta ginecológica, pois tinha minhas suspeitas de q estava grávida e realmente estava, quando completei 8 semanas descobri q era gêmeos com semanas diferentes e perdi os dois, bem isso ocorreu em outubro de 2020, gostaria de saber se ainda posso ser mãe ? pois faz quase um ano q tento novamente, mas até agora nada… 😔
Viviane de Souza Tavares em 05/08/2021 às 19:19Olá Viviane!
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo que fiz para entender mais sobre útero bicorno. Espero que possa te ajudar!
Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:48https://www.youtube.com/watch?v=Z8VAnYNYaDo
Abraços!
Eu tenho útero bicorno. Na primeira gestação tive um aborto espontâneo com feto enembrionario, depois de 6 anos engravidei e meu bebê (hj 16 anos) nasceu 20 dias antes do prazo. Estourou a bolsa. Ele tinha 2230kg. Mas desenvolveu super rápido. Até o médico ao retirar disse: mas ele é fortinho( significado do nome dele: Andriel= forte com Deus!). Mas pra quem ainda não teve um bebê e quer, peça a Deus, pra Ele tudo é possível.
Maris em 05/08/2021 às 23:13Olá Maris!
Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:47Acesse o link abaixo e assista ao vídeo que fiz para entender mais sobre útero bicorno. Espero que possa te ajudar!
https://www.youtube.com/watch?v=Z8VAnYNYaDo
Abraços!
Tenho útero bicorno, um aborto retido em 2017.
Daiane Trindade em 09/08/2021 às 18:44E estou grávida de 9 sem. No dia 02/08 tive um sangramento intenso, fiz ultra na segunda e estava tudo bem com o BB, porém com um hematoma subcoreônico, orientado utrogestan e repouso absoluto. Sangramento parou, mas na hora de fazer xixi sai um corrimento bem escuro. Volto sexta para fazer outra ultra e vê como que está 🙌🏼
Olá Daiane!
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo que fiz para entender mais sobre útero bicorno. Espero que possa te ajudar!
Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:46https://www.youtube.com/watch?v=Z8VAnYNYaDo
Abraços!
Queria tira uma dúvida
Ana Paula Alves dos santos em 17/08/2021 às 16:01Mães qui possui útero bicono
Os filhos também pode nascer com essa má formação no caso filhas mulheres pode nascer com essa má formação???
Olá Ana!
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo que fiz para entender mais sobre útero bicorno. Espero que possa te ajudar!
Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:45https://www.youtube.com/watch?v=Z8VAnYNYaDo
Abraços!
Tenho útero bicorno, já tive três gravidez com até 25 semanas de gestação porém entro em trabalho de parto prematuro e perco os bebês. O que fazer?
Luzia Oliveira em 22/09/2021 às 16:20Olá Luiza!
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo que fiz para entender mais sobre útero bicorno. Espero que possa te ajudar!
Dr. João Dias em 15/10/2021 às 15:20https://www.youtube.com/watch?v=Z8VAnYNYaDo
Abraços!
Euconseguir emgravidar mas sentir muitas dores durante a gravidez. So depos que eu tive minha filia que descubrir que tinha o útero assim quando eu tentei emgravidar outra vez e não conseguia
Luciene em 25/07/2022 às 14:52Olá, Luciene!
Dr. João Dias em 04/11/2022 às 14:07Obrigado pelo seu comentário e por compartilhar sua experiência.