Dr João Dias | WhatsApp
Agende sua consulta

6 dicas para preservar a fertilidade

Diversas doenças e condições afetam a fertilidade de homens e mulheres. Desequilíbrio hormonal, obesidade, tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são apenas alguns dos fatores que podem causar infertilidade.

Além disso, a fertilidade diminui progressivamente. Esse fato está na contramão das atitudes da sociedade moderna, pois os casais estão tendo filhos cada vez mais tarde. Esses dois cenários mostram a importância de homens e mulheres se preocuparem em preservar a fertilidade.

Um conjunto de fatores relacionado ao estilo de vida e a hábitos mais saudáveis pode fazer a diferença no momento de gerar uma nova vida. Se você quer melhorar a fertilidade e evitar que ela fique prejudicada, separamos 6 dicas simples de serem colocadas em prática.

1. Pare de fumar

Inúmeros estudos comprovam os malefícios do cigarro para a saúde. Além de aumentar os riscos de câncer de pulmão e infarto, entre outros problemas, as substâncias tóxicas também podem afetar a fertilidade.

Nas mulheres, o cigarro afeta a produção de estrogênio, diminui o número de folículos ovarianos e aumenta as chances de um aborto espontâneo. A qualidade dos espermatozoides também é prejudicada, diminuindo a concentração, a produção e a motilidade dos gametas masculinos. Outro efeito do cigarro no homem é a impotência sexual.

Além do tabagismo, evite o consumo de substâncias nocivas, como drogas. Assim como o cigarro, elas podem causar danos ao sistema reprodutor feminino e masculino.

2. Faça exames de rotina

As avaliações de rotina, também conhecidas como check-ups, são importantes para avaliar o estado geral da saúde. Consultar um médico regularmente ajuda a prevenir condições que possam levar à infertilidade.

Exames de sangue, glicose e DSTs são indicados para ambos os sexos. As mulheres ainda devem incluir no calendário visitas periódicas ao ginecologista para fazer o exame de papanicolaou, ultrassonografia transvaginal e mamografia (a partir dos 40 anos).

3. Alivie o estresse

Problemas no trabalho e na vida pessoal fazem o dia a dia ser bastante estressante. Além disso, a dificuldade em engravidar também causa estresse e ansiedade para muitos casais.

O estresse causa distúrbios no sono, diminui o desejo sexual, reduz a imunidade e provoca distúrbios hormonais, entre outros fatores que influenciam na fertilidade de homens e mulheres.

Para gerenciar melhor as emoções e o estresse, busque atividades que proporcionem relaxamento. E ainda, analise as situações causadoras de estresse e ansiedade e crie maneiras de minimizá-las.

4. Faça exercícios físicos

O sedentarismo não é benéfico em nenhum momento da vida e influencia diretamente o nosso bem-estar. No entanto, o excesso de peso também pode dificultar a ovulação e a gravidez. Portanto é necessário buscar auxílio ao optar por realizar atividades físicas no dia a dia.

Além do controle do peso, as atividades físicas amenizam a ansiedade, melhoram a qualidade do sono e aumentam a qualidade de vida.

5. Tenha uma alimentação equilibrada

Alimentação equilibrada significa fazer escolhas saudáveis e ricas em nutrientes, sem cortar grupos de alimentos. O consumo de açúcar, carboidratos e gorduras, muitas vezes vistos como vilões, também são importantes para o corpo humano, se forem consumidos em quantidades adequadas.

Manter uma rotina de exercícios com uma alimentação equilibrada contribui para o controle do peso. Estar acima ou abaixo do peso ideal pode alterar os níveis dos hormônios sexuais, prejudicando a gravidez.

Controlar o peso também é muito importante no tratamento de mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP). Estudos mostram que a redução de peso contribui para a melhora dos sintomas da doença.

6. Criopreserve os seus gametas para o futuro

Preservar a fertilidade pode ser feito por meio do congelamento dos gametas femininos (óvulos) e masculinos (espermatozoides) para uso futuro. O processo é chamado de criopreservação e visa à preservação social e oncológica.

A idade é um dos fatores mais relevantes para a fertilidade. A fertilidade da mulher diminui a partir dos 35 anos, devido à diminuição dos folículos ovarianos. Se a mulher quiser postergar a gravidez e utilizar os seus próprios gametas, ela pode congelar os seus óvulos para uma gravidez no futuro. Homens também podem se beneficiar com a técnica congelando os espermatozoides.

Além disso, a preservação oncológica é procurada por pacientes com câncer. Os tratamentos como a radioterapia, a quimioterapia e cirúrgicos podem tornar o paciente infértil.

Nesses casos, os gametas congelados podem ser usados na fertilização in vitro (FIV), a técnica de reprodução assistida com maior taxa de sucesso.

As técnicas de reprodução assistida são uma alternativa em caso de infertilidade

Se o casal, após 12 meses de tentativas, não conseguir engravidar, pode procurar ajuda médica. Para mulheres com mais de 35 anos, o tempo diminui para 6 meses. A avaliação deve ser realizada em ambos os parceiros, pois a infertilidade pode ser causada por fatores femininos, masculinos ou ambos.

A partir do diagnóstico é possível indicar os tratamentos possíveis. Entre eles estão as técnicas de reprodução assistida. A FIV clássica e a por ICSI são de alta complexidade, pois os embriões são gerados em laboratório antes de serem transferidos para o útero da paciente.

A inseminação artificial e a relação sexual programada são de baixa complexidade porque a fecundação é feita dentro do corpo da mulher. Cada método possui as suas indicações e apenas um médico especializado pode indicar qual técnica é a melhor opção para o casal.

Para preservar a fertilidade, é importante ter uma rotina saudável, com uma alimentação equilibrada aliada à prática de exercícios físicos. Porém, em caso de infertilidade, existe a possibilidade de técnicas de reprodução assistida.

Gostou das dicas? Você tem alguma amiga que deseja ter filhos no futuro? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para ela colocar esses bons hábitos em prática também!

Compartilhar:
Quero engravidar, mas não quero FIV. O que fazer?

Comentários:

  1. Olá, então …
    Minha menstruação veio dia 09-05 até o dia 16-05 …
    & a data prevista pra próxima é dia 7 …
    & tive relação intima sem preservativo nos 3 períodos férteis, & no dia da ovulação …
    & quarta feira dia 27-05 veio um sangramento rosada pra mim durante o dia, & a noite uma borra de cafe, & ficou ate hj vindo uma cor meio amarelo queimado !
    Sinto muitas cólicas, fisgadas & dor do lado esquerdo da barriga ..
    Pode ser nidação ??

    Bia em 31/05/2020 às 03:04
  2. Olá Bia!

    Esses sintomas são inespecíficos, mas sim, poderiam relacionar-se ao período de nidação, durante este período pode haver um pequeno escape de sangramento via vaginal, que ocorre exatamente pela penetração do embrião em seu endométrio, muitas vezes ele atinge um vaso sanguíneo podendo causar um pequeno sangramento. Sugiro que você faça o teste de gravidez aproximadamente 30 dias depois da sua última menstruação.

    Boa sorte!

    Dr. João Dias em 12/06/2020 às 11:03
Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *