Agende sua consulta

Quando devo procurar um especialista em reprodução assistida?

Ficar grávida nem sempre é fácil. Um casal pode demorar meses para conseguir. Caso não tenha sucesso em até um ano de tentativas, é importante procurar um médico especialista em reprodução assistida para investigação e tratamento adequados.

A infertilidade é definida como a incapacidade de conseguir uma gravidez depois de um ano de tentativas sem a utilização de métodos contraceptivos. Se a mulher tiver mais de 35 anos, esse tempo é reduzido a 6 meses.

A infertilidade pode resultar de fatores masculinos e/ou femininos e deve ser investigada de forma detalhada para que o tratamento mais adequado seja indicado. Atualmente, são raros os casos de infertilidade irreversível.

Neste texto, serão abordados aspectos importantes da reprodução assistida para esclarecer quando é importante procurar um especialista.

O que é reprodução humana assistida?

A reprodução humana assistida é uma especialidade médica que auxilia casais inférteis. Trata-se de uma especialidade que investiga e trata problemas de infertilidade para oferecer ao casal a possibilidade de ter filhos.

Os métodos mais comuns são a FIV (fertilização in vitro), a inseminação intrauterina (IIU) ou inseminação artificial (IA) e a relação sexual programada (RSP), também conhecida como coito programado.

Também existem diversas técnicas e procedimentos complementares indicados para casos específicos de infertilidade. Alguns deles são:

As técnicas de reprodução assistida têm diferentes níveis de complexidade e podem ser indicadas para casos específicos, após avaliação detalhada do casal. O principal objetivo é aumentar as chances de gravidez.

Infertilidade e suas possíveis causas

A infertilidade é, portanto, a incapacidade de conseguir uma gravidez após um ano de tentativas para pacientes até 35 anos sem patologias ginecológicas ou 6 meses para pacientes com mais de 35 anos. Com o avanço da medicina e dos estudos em reprodução humana, comprovou-se que essa condição pode ser causada por diversos fatores, tanto masculinos como femininos.

Esses fatores são constantemente objetos de pesquisa e a cada dia aumentam as possibilidades de gravidez para casais inférteis.

Na ausência de qualquer problema, a chance de um casal conseguir a gravidez, mesmo em idade jovem, é de apenas 20% a 25% por ciclo menstrual, ou seja, são necessários meses de tentativas.

Causas da infertilidade masculina

As causas mais comuns de infertilidade masculina são:

  • Baixa contagem ou qualidade dos espermatozoides (por exemplo, azoospermia);
  • Varicocele;
  • Infecções;
  • Vasectomia (condição que causa azoospermia);
  • Alguns tratamentos contra o câncer.

Causas de infertilidade feminina

As causas mais comuns de infertilidade feminina são:

  • Distúrbios da ovulação;
  • Anormalidades uterinas ou do colo do útero;
  • Alterações das tubas uterinas (antigamente chamadas de trompas de Falópio);
  • Doenças, como endometriose, miomas, síndrome dos ovários policísticos e adenomiose;
  • Insuficiência ovariana primária (menopausa precoce);
  • Baixa reserva ovariana;
  • Alguns tipos de tratamentos contra o câncer.

Quando buscar um especialista em reprodução humana assistida?

Se o casal não conseguiu engravidar depois de um ano de relações sexuais sem o uso de contraceptivos, tanto o homem como a mulher podem procurar auxílio médico. Se a mulher tiver mais de 35 anos, recomenda-se que procure um médico depois de apenas seis meses de tentativas.

No entanto, há condições que podem levar o casal a procurar auxílio antes desse tempo, como por exemplo quando o casal já suspeita de alguma condição que possa estar provocando a infertilidade, como varicocele aparente, cirurgias ginecológicas e gestação ectópica prévia.

Razões para procurar auxílio médico precocemente

A qualquer tempo uma pessoa pode procurar auxílio médico. Os tempos de um ano e de seis meses são recomendações gerais baseadas em pesquisas que mostram esse ser o tempo médio para o casal conseguir engravidar.

Dessa forma, o casal pode procurar auxílio quando julgar necessário, principalmente quando já tiver diagnóstico de problemas relacionados à infertilidade, como endometriose, alterações seminais ou mesmo história de abortamentos.

Este texto te ajudou a entender quando deve procurar um especialista em reprodução humana? Ficou alguma dúvida? Fale conosco. Deixe um comentário.

Compartilhar:
O que é e como é feita a doação de embriões?
Deixe o seu comentário: