Ficar grávida nem sempre é fácil. Um casal pode demorar meses para conseguir. Caso não tenha sucesso em até um ano de tentativas, é importante procurar um médico especialista em reprodução assistida para investigação e tratamento adequados.
A infertilidade é definida como a incapacidade de conseguir uma gravidez depois de um ano de tentativas sem a utilização de métodos contraceptivos. Se a mulher tiver mais de 35 anos, esse tempo é reduzido a 6 meses.
A infertilidade pode resultar de fatores masculinos e/ou femininos e deve ser investigada de forma detalhada para que o tratamento mais adequado seja indicado. Atualmente, são raros os casos de infertilidade irreversível.
Neste texto, serão abordados aspectos importantes da reprodução assistida para esclarecer quando é importante procurar um especialista.
A reprodução humana assistida é uma especialidade médica que auxilia casais inférteis. Trata-se de uma especialidade que investiga e trata problemas de infertilidade para oferecer ao casal a possibilidade de ter filhos.
Os métodos mais comuns são a FIV (fertilização in vitro), a inseminação intrauterina (IIU) ou inseminação artificial (IA) e a relação sexual programada (RSP), também conhecida como coito programado.
Também existem diversas técnicas e procedimentos complementares indicados para casos específicos de infertilidade. Alguns deles são:
As técnicas de reprodução assistida têm diferentes níveis de complexidade e podem ser indicadas para casos específicos, após avaliação detalhada do casal. O principal objetivo é aumentar as chances de gravidez.
A infertilidade é, portanto, a incapacidade de conseguir uma gravidez após um ano de tentativas para pacientes até 35 anos sem patologias ginecológicas ou 6 meses para pacientes com mais de 35 anos. Com o avanço da medicina e dos estudos em reprodução humana, comprovou-se que essa condição pode ser causada por diversos fatores, tanto masculinos como femininos.
Esses fatores são constantemente objetos de pesquisa e a cada dia aumentam as possibilidades de gravidez para casais inférteis.
Na ausência de qualquer problema, a chance de um casal conseguir a gravidez, mesmo em idade jovem, é de apenas 20% a 25% por ciclo menstrual, ou seja, são necessários meses de tentativas.
As causas mais comuns de infertilidade masculina são:
As causas mais comuns de infertilidade feminina são:
Se o casal não conseguiu engravidar depois de um ano de relações sexuais sem o uso de contraceptivos, tanto o homem como a mulher podem procurar auxílio médico. Se a mulher tiver mais de 35 anos, recomenda-se que procure um médico depois de apenas seis meses de tentativas.
No entanto, há condições que podem levar o casal a procurar auxílio antes desse tempo, como por exemplo quando o casal já suspeita de alguma condição que possa estar provocando a infertilidade, como varicocele aparente, cirurgias ginecológicas e gestação ectópica prévia.
A qualquer tempo uma pessoa pode procurar auxílio médico. Os tempos de um ano e de seis meses são recomendações gerais baseadas em pesquisas que mostram esse ser o tempo médio para o casal conseguir engravidar.
Dessa forma, o casal pode procurar auxílio quando julgar necessário, principalmente quando já tiver diagnóstico de problemas relacionados à infertilidade, como endometriose, alterações seminais ou mesmo história de abortamentos.
Este texto te ajudou a entender quando deve procurar um especialista em reprodução humana? Ficou alguma dúvida? Fale conosco. Deixe um comentário.
Comentários:
Infelizmente a natureza vem acompanhada de muitos misterios.
Vanessa em 16/09/2019 às 12:44Bom que tambem temos medicos capacitados como o dr. Joao Dias por exemplo e outros, que dia-dia lutam para ajudar e acalmar as pacientes com miomas
Obrigado pelas palavras Vanessa, meu objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida das pacientes. Abraços.
Dr. João Dias em 17/10/2019 às 10:39Dr eu não consigo engravidar porque tenho útero bicorno o que eu faço para engravidar?
Ermenegilda Niola Marçal Chipepe em 29/09/2019 às 03:39Olá, Ermenegilda.
O útero bicorno não costuma ser o motivo da dificuldade em engravidar, ele pode aumentar as chances de abortamento, assim sugiro que você agende uma consulta com um especialista para avaliar quais outros fatores podem impactar nas chances que vocês tem de gravidez.
Dr. João Dias em 12/06/2020 às 10:57